Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Paraná

Agricultores do Miringuava estreiam na Feira Sabores do Paraná

Dez famílias de produtores de São José dos Pinhais levam ao evento frutas, verduras, legumes, geleias e compotas produzidas sem agrotóxicos, protegendo a água que abastece milhares de pessoas
21 ago 2025 às 22:13
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Sanepar

Entre os mais de 120 expositores da Feira Sabores do Paraná 2025, que começou nesta quinta-feira (21), em Curitiba, um grupo de dez pequenos agricultores fez sua estreia no evento. No estande da Sanepar e da Invest Paraná as famílias agricultoras da Bacia do Rio Miringuava puderam levar, pela primeira vez, seus produtos a um público tão grande.


A expectativa é que a Feira atraia mais de 50 mil visitantes, entre hoje e domingo (24), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. 


A produtora rural Rosimar dos Passos Jorge é quem está à frente do estande, apresentando e comercializando os produtos de seus vizinhos na Bacia, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da Capital. Tarefa que, conta ela, exerce com orgulho. Todos fazem parte do Projeto Guaviva, da Sanepar.

As frutas, verduras, legumes, geleias e compotas são todas produzidas sem agrotóxicos e com técnicas que protegem a água que vai para o Rio Miringuava. O rio é uma importante fonte de água utilizada pela Companhia para abastecimento de milhares de famílias.


“É um orgulho ver como as pessoas ficam impressionadas com o aroma de frescor dos nossos produtos. Aqui na Feira Sabores mais pessoas vão conhecer nosso trabalho”, disse ela. “Temos nos dedicado a contribuir para que água de qualidade saia do rio, passe pelo tratamento e chegue em tantas casas. Em troca, queremos que as pessoas comprem nossas frutas e verduras”.

Outras notícias

Preços do etanol se mantêm firmes em São Paulo

Mercado de açúcar fecha a safra 2025/26 com preços pressionados

Preços do trigo se mantêm estáveis no RS, mas avançam em outros estados


PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS – A estreia dos agricultores do Guaviva no evento foi impulsionada pela parceria entre Sanepar, Invest Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Fundação Grupo Boticário.


“Para a Sanepar, o IDR-PR e a Invest Paraná, a Feira é uma forma concreta de valorizar a agricultura familiar e de estimular o desenvolvimento econômico da região”, destaca o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.


A parceria teve início em 2023, com o objetivo de apoiar os moradores da região – boa parte atuante na agricultura familiar – a implantarem práticas sustentáveis em seu trabalho. O apoio envolve capacitação, incentivo à produção de alimentos saudáveis e abertura em novos meios de comercialização, contribuindo para gerar renda às famílias agricultoras e, ao mesmo tempo, garantir a proteção da água e do meio ambiente.


“A presença dos agricultores na Feira Sabores do Paraná amplia a visibilidade do trabalho realizado na Bacia do Rio Miringuava, abre novas oportunidades de comercialização e aproxima os consumidores da produção sustentável ao local”, reforça o gerente de Gestão Ambiental da Sanepar, Ronald Gervasoni.


Além dos alimentos, o estande apresenta ao público a exposição fotográfica “Miringuava – Turismo Nascente: Ressignificando oportunidades”.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Produção de soja 2025/2026 deve registrar leve crescimento apesar de ajustes climáticos

Agro
Imagem de destaque

Clima seco na região Matopiba reduz projeção da produção de soja no Brasil

Agro

Poder de compra do suinocultor paulista cai e relação de troca com farelo atinge pior nível do semestre

Agro

EUA reduzem tarifas e dão fôlego às exportações brasileiras de suco de laranja

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 29 anos é entubado após grave acidente na BR-369, em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Policial Militar morre após acidente durante perseguição em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Londrina aprova lei que permite trocar multas de trânsito por doação de sangue

Brasil e mundo
Brasil

Moraes encerra processo, e Bolsonaro pode começar a cumprir pena de 27 anos e 3 meses

Cidade
Londrina e região

Homem em surto ameaça familiares com faca e mobiliza PM no Conjunto Cafezal

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 38 | Sucessão Familiar | Sérgio Neme

Podcast Pod Tah | EP 36 | Diversidade e Orgulho | Dalton Albertin e Guilherme Pinho

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.