Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

AgroAmigo fortalece agricultura familiar com apoio de líderes comunitários e cooperativas

Por meio dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte e do Centro-Oeste, o MIDR pretende viabilizar até R$ 1 bilhão para promover a inclusão produtiva
18 ago 2025 às 22:03
Por: Agro+
Foto: Agro+

Líderes comunitários, associações e cooperativas agrícolas cumprem importante papel para a organização produtiva do campo e agora podem atuar, também, como elos entre agricultores familiares e o AgroAmigo. Isso porque o programa de microcrédito rural, financiado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), conta com agentes de crédito credenciados que atuam de forma itinerante e em parceria com entidades locais.


Esses parceiros operacionais mapeiam lideranças, comunidades agrícolas tradicionais e negócios comunitários nas regiões Norte e Centro-Oeste, identificando a demanda de microempreendedores rurais por diversos serviços relacionados à consultoria, orientação financeira, suporte educacional e assistência técnica e ambiental.


Com a aplicação da metodologia do Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) do Governo Federal, os agentes oferecem suporte direto ao pequeno produtor para o melhor uso do microcrédito rural — que pode ser destinado à compra de insumos e equipamentos, investimentos em plantio e colheita, capital de giro, reformas em infraestrutura e ampliação da safra.


Por meio dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte e do Centro-Oeste, o MIDR pretende viabilizar até R$ 1 bilhão para promover a inclusão produtiva e melhorar a qualidade de vida de mais de 100 mil famílias. O ministério repassa os recursos para a Caixa Econômica Federal, que, por sua vez, terceiriza a operação do microcrédito para as instituições financeiras credenciadas. Atualmente, já foram assinados 10.610 contratos do AgroAmigo.


Entre as instituições credenciadas, está a CACTVS, que conta com cerca de 40 agentes de crédito distribuídos entre as regiões Norte e Centro-Oeste. Esses profissionais são técnicos agrícolas, zootecnistas, veterinários e agrônomos, com formação complementar em microfinanças. A atuação da CACTVS é baseada principalmente no atendimento itinerante, mas também inclui a possibilidade de vinculação desses profissionais a redes comunitárias, como colônias de pesca e associações, por exemplo.

Outras notícias

Preços do etanol se mantêm firmes em São Paulo

Mercado de açúcar fecha a safra 2025/26 com preços pressionados

Preços do trigo se mantêm estáveis no RS, mas avançam em outros estados


O Coordenador de microfinanças da região Centro-Oeste, Guilherme Rafael, explica que a instituição busca ativamente possíveis beneficiários junto a líderes comunitários, a Emater regional ou por indicação da Caixa em mutirões de microcrédito , mobilizando equipes para a realização de palestras com os interessados.


“Em um determinado dia e horário marcado, com a presença dos demais integrantes dessa comunidade, é feita uma palestra informativa de educação financeira, explicando o processo da contratação do microcrédito, tirando todas as dúvidas”, relata.


Posteriormente, é exigida a identidade, o telefone pessoal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para contratar o AgroAmigo. O sistema da Caixa Econômica Federal faz uma verificação automática de elegibilidade e, em minutos, o produtor já sabe se foi pré-aprovado ou se há algum impedimento a ser resolvido.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Produção de soja 2025/2026 deve registrar leve crescimento apesar de ajustes climáticos

Agro
Imagem de destaque

Clima seco na região Matopiba reduz projeção da produção de soja no Brasil

Agro

Poder de compra do suinocultor paulista cai e relação de troca com farelo atinge pior nível do semestre

Agro

EUA reduzem tarifas e dão fôlego às exportações brasileiras de suco de laranja

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Jovem é encontrado morto em Jataizinho após ser sequestrado em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Arquidiocese de Londrina anuncia novas transferências e nomeações de padres

Cidade
Londrina e região

Mulher sofre ataque grave de Rottweiler na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Corpo de empresário vítima de acidente com silo em Sertanópolis é liberado

Cidade
Londrina e região

Homem em surto ameaça familiares com faca e mobiliza PM no Conjunto Cafezal

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 36 | Diversidade e Orgulho | Dalton Albertin e Guilherme Pinho

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Podcast PodGuest | EP 17 | Celebrando Laços: Campanha de Natal Morana | Patricia Melo

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.