Que os americanos são devoradores vorazes de frango frito a gente já sabia, né? Mas um número impressionante de consumo marcou a edição do Super Bowl 2025, no começo de fevereiro. De acordo com o National Chicken Council (NCC), durante o evento, o público consumiu 1,47 bilhão de asinhas de frango, um volume suficiente para dar três voltas ao redor do planeta Terra ou cobrir todas as poltronas nos 30 estádios da NFL com 693 asinhas de frango em cada poltrona. O NCC apontou que, neste ano, o consumo de asinhas foi 1,5% maior que no ano passado, o que equivale a 4,5 asinhas a mais por pessoa.
Os americanos são os que mais consomem frango no mundo, mas segundo a Royal Society of Open Science, o consumo de carne de frango cresce mais rapidamente do que o consumo de outros tipos de proteína, em todos os países. Anualmente, 50 bilhões de aves são consumidas no planeta, o que indica 137 milhões por dia. No caso dos americanos, a parte mais consumida são as asinhas.
Os Estados Unidos lideram o consumo de carne de frango, com um total anual de 21,19 milhões de toneladas. Segundo análises recentes, os restaurantes especializados em frangos superam todos os tipos de restaurantes no país. Por lá, as cadeias de frango frito aumentaram as visitas em 4,3%, enquanto serviços rápidos e cadeias de fast food cresceram entre 1,3% e 2,4%.
O fenômeno é global e os Estados Unidos são seguidos de perto por duas potências, a China e o próprio Brasil, com consumo de 15,1 milhões de toneladas e 14,9 milhões de toneladas por ano, respectivamente.