A Anvisa determinou, na última quarta-feira (07), o recolhimento do lote LM283 do molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro. Com isso, o lote do produto teve a sua comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo suspensos.
O motivo da suspensão foi o alerta da rede RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed - Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações) de que o lote do molho de tomate importado para o Brasil continha pedaços de vidro.
A rede RASFF é uma ferramenta da União Europeia para a troca rápida de informações sobre riscos graves em alimentos e rações animais.
Anvisa proíbe venda de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (7), a Resolução nº 32/2026, que proíbe a venda, a distribuição e o uso de determinados lotes de fórmulas infantis de marcas associadas à Nestlé Brasil Ltda. por risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
Segundo o texto da medida, a ação tem caráter preventivo, após a detecção da toxina em ingredientes usados na produção de alguns lotes em uma fábrica localizada na Holanda. A descoberta motivou a Nestlé a iniciar um recolhimento voluntário desses produtos no Brasil e em diversos países do mundo.
Nota da Nestle
A Nestlé Brasil está realizando um recall voluntário e preventivo de alguns lotes de fórmulas infantis (confira a relação completa com todos os lotes afetados no final do texto). Em análises periódicas de qualidade, a empresa identificou a possível presença da substância Cereulide, produzida pelo microorganismo Bacillus cereus, em um dos ingredientes utilizados em suas fórmulas.
Comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, como leite e produtos lácteos, o Bacillus cereus é um microrganismo que, normalmente, não tem impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de produzir substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos, como vômitos persistentes, diarréia e/ou letargia incomum – sintomas que podem ocorrer até seis horas após o consumo. É importante destacar que, até o momento, nenhuma ocorrência confirmada de tais sintomas foi reportada à Nestlé em qualquer parte do mundo.
A Nestlé está atuando em estreita cooperação com as autoridades responsáveis e reafirma que qualidade e segurança alimentar são prioridades inegociáveis. A companhia adota rigorosos padrões de controle de qualidade e rastreabilidade, em constante aprimoramento, com o objetivo de prevenir inconformidades em seus produtos. Na eventual identificação de uma falha, a Nestlé atua com transparência, responsabilidade e agilidade para evitar ou reduzir qualquer tipo de impacto ao consumidor.
O que fazer em caso de consumo do produto? Quais sintomas devem ser observados?
Sintomas podem incluir vômitos persistentes, diarreia ou letargia incomum, geralmente aparecendo em até 6 horas após a exposição.
Se os sintomas não aparecerem, não há motivo para inquietação quanto a qualquer impacto na saúde. Se tiver alguma preocupação com a saúde ou nutrição da criança, recomendamos que o consumidor fale com o seu pediatra ou profissional de saúde.
Independentemente da presença de sintomas, os pais e cuidadores devem interromper o uso do produto, de acordo com o aviso de recall.