Agro

Apicultores do Vale do Ivaí vão ampliar comercialização e renda

30 ago 2023 às 22:35

Com apoio do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), prefeituras e entidades do setor agropecuário, produtores de mel na região do Vale do Ivaí podem regularizar sua produção e, assim, garantir mais renda. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (30) no Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Mel, em Lunardelli, que reuniu 500 pessoas.


A região tem mais de 200 produtores de mel, mas poucos estão regularizados, ficando sujeitos a atravessadores e lucros reduzidos. A partir de um conjunto de ações, eles buscam formalizar a produção e ampliar a renda. As iniciativas são fruto de uma parceria entre a Associação dos Produtores Rurais de Lunardelli (Lunaprol), prefeituras da região, Consórcio Cid Centro e técnicos do Sistema Estadual de Agricultura.


A Prefeitura de Lunardelli investiu, até o momento, cerca de R$ 350 mil na reforma de uma estrutura pré-existente e na aquisição de equipamentos para que a associação funcione como uma central para beneficiar o mel da região.


Os municípios vizinhos de Jardim Alegre e Rio Branco do Ivaí, que também apostam no mel como meio de viabilizar a permanência dos produtores no campo, integram a parceria. Jardim Alegre irá produzir 900 caixas de madeira para os apicultores e Rio Branco do Ivaí disponibilizou um técnico para capacitação nos três municípios.


Os produtores rurais, além de outras associações e cooperativas, poderão ter seu mel inspecionado e rotulado com a marca da Lunaprol ou, até mesmo, dependendo dos volumes, ter marca própria.