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Brasil e Costa Rica ampliam diálogo comercial em arroz, feijão e sementes

O evento contou com empresas brasileiras e importadores da região, fortalecendo o diálogo comercial e a prospecção de parcerias estratégicas
09 out 2025 às 10:19
Por: Assessoria de Imprensa
Reprodução

Entre os dias 24 e 26 de setembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Adida Agrícola do Brasil em San José, Priscila Moser, em parceria com a embaixada do Brasil no país, promoveu uma rodada de negócios para os setores de arroz, feijão e sementes. O evento contou com empresas brasileiras e importadores da região, fortalecendo o diálogo comercial e a prospecção de parcerias estratégicas.


A programação incluiu reuniões na sede da Embaixada, visitas a supermercados locais e instalações de empresas do setor alimentício para conhecer processos de produção, envase e distribuição. A delegação também se reuniu com o Conselho Nacional de Produção (CNP), responsável por políticas de fomento, inclusão de pequenos e médios produtores e controle de qualidade de feijões importados, além da distribuição de sementes.


A Adida Agrícola do Brasil na Costa Rica, Priscila Rech Pinto Moser, avaliou a semana como “extremamente positiva” e destacou o grande potencial do país para ampliar suas importações de arroz e feijão. "Esses alimentos têm papel central na dieta e cultura costarriquenha, presentes em refeições típicas como o casado e o gallo pinto, consumidos diariamente", afirmou.


O consumo per capita elevado de arroz (48 kg) e feijão (12 kg) na Costa Rica atrai o agronegócio brasileiro, que busca consolidar-se como parceiro estratégico na oferta desses produtos. A rodada de negócios proporcionou aproximação entre empresários brasileiros e costarriquenhos, aprimorando o comércio bilateral agroalimentar entre os países.


Com cerca de 5 milhões de habitantes e PIB per capita de US$ 12.508, a Costa Rica é uma economia emergente com localização estratégica na América Central. Sua população, majoritariamente de classe média, valoriza produtos de qualidade e acompanha tendências internacionais. O setor turístico robusto, com cerca de 2,6 milhões de turistas em 2024, movimenta o canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafeterias) e gera demanda por alimentos e bebidas de padrão internacional. Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 272 milhões em produtos agropecuários para a Costa Rica, destacando-se cereais, farinhas, preparações e complexo soja.

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