Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Brasil possui dois planos para isentar café do tarifaço imposto pelos EUA

Café e carne devem ser temas citados na reunião do presidente Lula e Donald Trump, no próximo domingo (26) na Malásia
23 out 2025 às 15:44
Por: Viviane Taguchi - Band
Foto: Ministério da Agricultura

Representantes do setor exportador de cafés do Brasil estiveram com o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (22), em Brasília (DF), para debater as estratégias brasileiras para driblar o tarifaço imposto pelo presidente americano Donald Trump, em agosto. Segundo Marcos Matos, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe), o setor tem dois planos para escapar do tarifaço.


De acordo com ele, uma das estratégias será o café brasileiro se encaixar na solicitar de suspensão de todas as tarifas, enquanto se conclui o acordo de comércio bilateral ou, não havendo essa suspensão, pedir a inclusão do café na lista de isenção ‘produto a produto’, com a inclusão no anexo 2 da ordem executiva assinada pelo presidente Trump no dia 5 de setembro.


O café, assim como a carne bovina, deve ser citado na pauta da reunião que acontecerá no próximo domingo (26) entre os presidentes Lula e Trump, na Malásia. De acordo com o vice-presidente, as conversas e propostas [sobre o tarifaço] continuam ocorrendo com o Departamento de Estado e a Secretaria de Comércio americanos, além do United States Trade Representative (USTR). A primeira proposta citada pelos representantes do setor de café já foi formalizada junto ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, aos demais secretários americanos do Comércio e ao USTR, e estaria em fase de avaliação pela administração Trump.


“O [vice-presidente] Alckmin nos informou que fez o pedido diretamente ao presidente Lula para que ele aborde essa possibilidade de suspensão até a conclusão do acordo bilateral nessa importante conversa prevista para o dia 26”, afirmou Matos. Caso a suspensão não aconteça depois da reunião de domingo, o setor apostará no ”Plano B". "“Houve um movimento de pinçar produtos, como a celulose e parte das madeiras, que foram para o anexo 2 com isenção total, sendo retirados, inclusive, os 10% da tarifa-base, de abril. O vice-presidente nos relatou que, para essa possibilidade, o café é o primeiro produto a ser incluído na lista de isenção, tanto pelo governo brasileiro, quanto do lado dos EUA”, menciona.


Segundo o executivo, Alckmin passou a mensagem que o foco da reunião prevista entre Lula e Trump está na pauta econômica, com senso de urgência. “O vice-presidente da República comentou, ainda, que deseja manter contato permanente com o Cecafé para avaliação de cenários e à resolução de outros desafios que ocorrem para as exportações de café aos EUA e aos demais parceiros comerciais do Brasil.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Lichia no Brasil: onde a fruta é cultivada e a melhor época para o consumo

Agro
Imagem de destaque

Ainda com tarifaço, exportação de ovo do Brasil para os EUA segue em baixa

Agro

Alimentos devem impactar a inflação brasileira em 2026, aponta estudo

Agro

Farinha de castanha-do-brasil tem teor de proteína 60% superior à do trigo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Enfermeira morre ao perder controle do carro e bater contra muro de resort na BR-369

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Cascavel e região

Vítima de atropelamento na BR-277 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.