Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Caça ao javali está autorizada por lei no estado de SP; entenda os motivos da liberação

Decreto estadual libera a caça dos javalis em liberdade como forma de controlar a população do animal, que prejudica o agro
27 jun 2025 às 17:05
Por: Band
Reprodução/Pxhere

A caça ao javali está liberada no estado de São Paulo. No útimo dia 25 de junho, o governo publicou o decreto n.º 69.645 autorizando a caça ao animal como uma forma de controlar a população. O aumento descontrolado do número de javalis no estado tem impactado negativamente no agronegócio. São danos, em especial, às lavouras e ainda a contaminação sanitária e abalos ambientais, uma vez que estes animais consomem diversas culturas, reviram o solo, comprometem a qualidade da água e também podem transmitir doenças para animais domésticos e para humanos.


O decreto libera o abate do javali-europeu e seus híbridos que estão em liberdade, como uma medida de controle populacional, ambiental e sanitário em regiões críticas do estado. A regulamentação declara o animal como nocivo e objetiva prevenir, monitorar, controlar e erradicar com esta espécie de porco europeu no estado.


Segundo pesquisas de órgãos ambientais e instituições de pesquisa, o javali já é encontrado em, praticamente, todas as regiões do Brasil com focos principais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O proliferação deste animal ocorre com tamanha rapidez em decorrência da grande capacidade de reprodução desta espécie e o convívio em bando.


O controle do javali está subordinado à autorização da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, bem como a realização do cadastro no seu sistema eletrônico. Pelo documento, estão autorizados a por a normativa em prática, produtores rurais afetados pela ação predatória do javali, controladores individuais previamente autorizados, empresas habilitadas para manejo, agroindústrias exportadoras e consumidores de carnes.


Outras notícias

Preço do Limão Tahiti reage em dezembro com retorno da demanda industrial

Poder de compra do avicultor paulista cai em novembro devido à queda no preço do ovo

Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro

O decreto prevê também a criação de um Grupo Intersecretarial com representantes de diversas secretarias e que ficará responsável por elaborar estudos e apresentar o Plano de Manejo e Monitoramento do javali com participação facultada a especialistas e entidades públicas ou privadas. A fiscalização fica a cargo da Polícia Militar Ambiental, quanto à documentação, armamento, proteção de animais utilizados e prevenção de infrações ambientais durante o manejo.


Nocivo à saúde pública e economia agrícola

Os javalis têm como base de sua alimentação grãos como milho e soja, além de cana-de-açúcar, causando perdas significativas no plantio. Durante seu processo na busca por alimento, o animal revira o solo de maneira a deixá-lo danificado, dificultando o replantio e aumento os custos ao produtor.


Ademais, eles são hospedeiros de diversas doenças a exemplo da febre aftosa, peste suína clássica, brucelose e leptospirose, que podem ser transmitidas para animais domésticos como suínos e aves, resultando em prejuízos à produção agropecuária e riscos à saúde pública. Para os seres humanos, podem transmitir leptospirose e a toxoplasmose. 

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Mercado pecuário inicia dezembro aquecido com foco no consumo de fim de ano

Agro
Imagem de destaque

Ovelha dá à luz a trigêmeos em 30 minutos no interior de São Paulo

Agro

Produção de frango, ovos e carne suína aumentam no Brasil em 2026

Agro

Preço do arroz em casca no RS cai ao menor nível em mais de quatro anos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Brasil e mundo
Brasil

Falsa dentista é presa após deixar pacientes sem dentes e lucrar R$ 80 mil

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.