Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Chuvas de verão ajudam e safra da laranja é estimada em 314,6 milhões de caixas

Clima seco e quente vinha prejudicando a produção de laranja e preços dispararam no mercado internacional
09 mai 2025 às 16:16
Por: Band
Reprodução/Agro+

Após registrar a segunda pior safra da história, a citricultura mostra sinais de recuperação com a expectativa de uma safra de 314,6 milhões de caixas. Essa é a estimativa do Fundecitrus, divulgada nesta sexta-feira (9), para a região do cinturão citrícola de São Paulo, Triângulo e Sudoeste mineiro, que são as principais regiões produtoras de laranja para suco do país com 182,7 milhões de árvores produtivas. Se confirmado, o volume representará uma alta de 36,2% em relação à última safra, que totalizou 230,7 milhões de caixas. A medida padrão para o setor é a caixa de 40,8 quilos.


Segundo o Fundecitrus, a perspectiva de uma safra maior é atribuída principalmente ao maior número de frutos por árvore, resultante do clima favorável à segunda florada e do melhor manejo dos pomares, e ao aumento da quantidade de árvores produtivas no parque citrícola identificadas no novo censo.


A primeira florada da safra foi comprometida pelo calor intenso nos meses de agosto e setembro de 2024, que, na maioria das regiões, coincidiram com a escassez hídrica. A elevação da média da temperatura máxima em 3,2ºC nesse período prejudicou o pegamento dos frutos dessa florada, que representa apenas 20,7% do total da estimativa.


As chuvas só passaram a ocorrer de forma expressiva e bem distribuída no cinturão citrícola nos meses de outubro a dezembro, que registraram precipitações acima da média histórica. Essa condição de umidade do solo generalizada, após um período prolongado de déficit hídrico, reverteu o cenário de seca e estimulou a segunda florada, que, sob condições climáticas mais favoráveis, ocorreu de forma abundante. Depois, as chuvas de janeiro e fevereiro de 2025 foram fundamentais para elevar o pegamento e desenvolvimento dos frutos dessa florada, que representa 70% do total da estimativa.


Em 2024, devido à melhor rentabilidade da atividade, o citricultor aprimorou os tratos culturais nos pomares, com avanços em nutrição, em irrigação e no controle mais eficiente de pragas e doenças, o que, aliado à favorabilidade climática, contribuiu para uma carga abundante nas plantas, com 617 frutos por árvore, 30% a mais do que na temporada passada. Esta safra, de acordo com a estimativa, marca o encerramento do ciclo negativo observado no ano anterior e sinaliza o retorno do ciclo bienal positivo.

Outras notícias

Abelhas e outros insetos são aliados da agricultura; veja como eles atuam na lavoura

Como a assistência técnica ajuda produtores de camarões no Ceará

Oferta restrita sustenta alta no preço do feijão carioca


Se as previsões de precipitação se consolidarem, principalmente durante os meses de maio a julho de 2025, o peso médio das laranjas no ponto de colheita deve chegar a 158 gramas (sendo necessários 258 frutos para compor uma caixa), discretamente inferior ao peso médio registrado na safra anterior, de 159 gramas por fruto (256 frutos por caixa).


A produtividade média estimada para 2025/26 é de 869 caixas por hectare, com 1,72 caixa por árvore, recuperando-se da queda expressiva verificada na safra passada, quando foram produzidas 687 caixas por hectare, com 1,37 caixa por árvore.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Exportação de ovos cai pelo 2º mês; EUA perdem liderança

Agro
Imagem de destaque

Produção de grãos 24/25 atinge recorde histórico de 350,2 milhões de toneladas

Agro

Anec eleva projeção para exportação de soja, farelo e milho em setembro

Agro

Seminário Nacional de Milho Safrinha debate temas importantes do agro em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mãe e filho ficam gravemente feridos após acidente entre carro e moto na Rua Chile

Brasil Urgente
Cascavel e região

Acidente grave na BR-163 entre Toledo e Cascavel deixa dois mortos e dois feridos

Cidade
Londrina e região

Corpo de homem desaparecido durante pescaria no Rio Tibagi é encontrado após 2 dias

Cidade
Londrina e região

Caso Eduarda Shigematsu: laudo confirma que menina de 11 anos morreu por enforcamento

Cidade
Londrina e região

Familiares e bombeiros buscam por empresário desaparecido no Rio Tibagi

Podcasts

Marketing Interno Cast | EP 7 | Marketing Interno e a Jornada do Folks Londrina

Podcast Conversa com Nassif | EP 1 | A jornada Empreendedora de Desirée Soares

Podcast HONPAR + Saúde | EP 5 | Doação de Órgãos e Tecidos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.