O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou na última terça-feira (7) o boletim semanal Weekly Weather and Crop Bulletin, destacando os impactos climáticos no Sudeste Asiático. As condições de chuva na região continuam a influenciar positivamente a produção agrícola, especialmente para o arroz e o dendê.
O clima chuvoso se manteve presente nas áreas leste e sul, que são sazonalmente mais úmidas. Os totais de precipitação variaram entre 25 e 100 mm, com alguns locais registrando volumes ainda maiores. Após semanas de chuvas intensas no leste das Filipinas e partes da Malásia, os índices estão mais próximos da média sazonal, garantindo condições de umidade adequadas para o cultivo de arroz em países como Filipinas, Malásia e Indonésia.
Na Indonésia, o índice pluviométrico em Java atingiu 122% do normal nesta temporada, um contraste significativo com a mesma época do ano passado, quando foi registrado apenas 56% do normal.
Enquanto isso, o cultivo de dendê na Indonésia e na Malásia também foi favorecido pelas chuvas sazonais, com impactos mínimos nas operações de colheita, segundo o boletim do USDA.