Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Colheita de grãos no Brasil pode alcançar 354,7 milhões de toneladas

Resultado representa um ligeiro aumento de 0,8% se comparado com o volume colhido no ciclo anterior, influenciado pelo crescimento de 3,3% na área a ser semeada
14 out 2025 às 18:54
Por: Viviane Taguchi - Band
Reprodução

Os agricultores brasileiros investiram em áreas maiores para produzir a safra 2025/2026, que começou oficialmente em Setembro e a primeira projeção de colheita realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta para uma produção maior que a mais recente, que já foi um recorde. A estimativa é de uma produção de 354,7 milhões de toneladas de grãos, 0,08% acima do volume colhido na safra 2024/2025.


De acordo com a Conab, o aumento deve-se principalmente ao aumento de intenção de plantio, com ampliação de 3,3% na área semeada no Brasil (em relação à safra anterior). No Brasil, devem ser cultivados 84,4 milhões de hectares na temporada 2025/2026. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (14). 


A área plantada com soja deve aumentar 3,6% em relação à ultima temporada, com 49,1 milhões de hectares. Com isso, a projeção é de uma colheita de 177,6 milhões de toneladas de soja. Os agricultores aproveitaram as chuvas que atingiram boa parte no Brasil no início da Primavera para iniciar o plantio das lavouras e, de acordo com a Conab, até agora já estão plantadas 11,1% das lavouras de soja do Brasil. Mas em estados como Mato Grosso e Paraná, que são os principais produtores de soja, até o dia 10 de outubro, 18,9% e 31%, respectivamente, já haviam sido semeadas. 


As lavouras de milho também tendem a aumentar na safra 2025/2026 e podem alcançar até 22,7 milhões de hectares, com a uma expectativa de produção de 138,6 milhões de toneladas, considerando as três safras de milho. Na primeira safra, a Conab indica que serão produzidas em torno de 26 milhões de toneladas. No Rio Grande do Sul, até o dia 10 de outubro, a Conab constatou que 83% da área já havia sido plantada com milho, enquanto no Paraná, o índice era de 84% e em Santa Catarina, 73%. Nos estados da região Centro-Oeste, os produtores ainda não deram início ao plantio da safra de milho.


Arroz e feijão


JA produção de arroz deve alcançar 1,66 milhões de hectares, uma área estimada em 5,6% menor que na última safra. Isso se deve aos preços internacionais do arroz, que caíram consideravelmente nos últimos meses, influenciando a decisão dos agricultores brasileiros. Com a menor área destinada à cultura, a produção de arroz no Brasil pode chegar a 11,5 milhões de toneladas. Na região Sul, principal produtora do grão, os produtores intensificam os trabalhos de preparo do solo e do plantio.

Já no caso do feijão, a tendência é de estabilidade. As três safras de feijão devem produzir 3 milhões de toneladas. O plantio da primeira safra já começou na região Sudeste, mas na Bahia, terceiro maior produtor da leguminosa, o plantio ainda não começou.

Trigo e cevada

Com cerca de 40% das lavouras de trigo colhidas, a previsão aponta para uma produção em 2025 de 7,7 milhões de toneladas, 2,4% abaixo da safra 2024. Principal produto dentre as culturas de inverno, a redução prevista para a colheita decorre, principalmente, da retração de 19,9% na área cultivada, motivada por condições menos favoráveis ao cultivo no momento de decisão da implantação da atual safra.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Lichia no Brasil: onde a fruta é cultivada e a melhor época para o consumo

Agro
Imagem de destaque

Ainda com tarifaço, exportação de ovo do Brasil para os EUA segue em baixa

Agro

Alimentos devem impactar a inflação brasileira em 2026, aponta estudo

Agro

Farinha de castanha-do-brasil tem teor de proteína 60% superior à do trigo

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana deve ser muito chuvosa e amenizar o calor em Londrina nos próximos dias

Cidade

Vítima de homicídio no centro de Cascavel é identificada

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.