Valda é uma vaca leiteira que vive na Fazenda Capão da Imbuia, em Carambeí (PR). Sua trajetória seria a mesma de milhões de vacas leiteira se não fosse um detalhe: Valda é a primeira vaca tokenizada do Brasil. A mimosa foi usada como garantia de crédito para que o seu proprietário, William Vriesman, pudesse obter crédito rural e investir em mais inovações na fazenda.
Com uma produção diária de 18 mil litros de leite do rebanho de 500 vacas holandesas, o pecuarista Vriesman deu um salto na inovação ao transformar um dos maiores desafios do setor rural, o acesso ao crédito. Valda e outras vacas de seu rebanho foram usadas como garantia digital em uma operação que marca o início de uma nova era no crédito rural brasileiro.
O acesso ao crédito com prazos adequados e taxas competitivas são desafios enormes na pecuária leiteira. “Com a tokenização, conseguimos demonstrar que os animais cedidos em garantia estão saudáveis, bem cuidados, bem alimentados, se movimentando naturalmente, livres de desconfortos térmicos e tudo isso com transparência, confiança e segurança. Isso tudo diminui significativamente o risco para os credores”, explica Emerson Vriesman, um dos filhos do proprietário da fazenda, que viu na tecnologia blockchain e no monitoramento inteligente uma oportunidade para liderar essa transformação.
Como a tokenização de vacas serve como garantia
A tokenização de Valda surgiu a partir de uma parceria entre uma agtech e uma fintech. Uma atua no mercado financeiro e a outra, com monitoramento dos animais, via Internet das Coisas (IoT) e Inteligência artificial (IA). As vacas utilizam dispositivos eletrônicos, como coleiras inteligentes, que garantem aos credores informações confiáveis sobre os animais dados como garantia, eliminando fraudes e aumentando a segurança da operação.
“Criamos uma solução que resolve um dos maiores problemas dos produtores: a falta de garantias que inspirem confiança nas instituições financeiras. Com a tokenização e o monitoramento inteligente, conseguimos oferecer uma alternativa moderna e segura que beneficia tanto os produtores quanto os credores. Valda é só o começo de uma transformação que queremos levar para todo o Brasil”, diz Luiz Caldas Milano Junior, cofundador e diretor comercial da fintech Simple Token.
Oportunidades com novo cenário regulatório
A regulamentação recente foi crucial para viabilizar iniciativas como essa por meio da PL 3019/2023 que permitiu o uso de animais como garantia em operações financeiras e, com isso, abriu o caminho para soluções tecnológicas inovadoras. Com o ambiente regulatório avançado e tecnologias como a da Simple Token já disponíveis, a tendência é que bancos, cooperativas de crédito e operadores privados adotem esse modelo para atender às demandas de crédito rural com maior segurança e eficiência.
Para Emerson, a experiência de ser pioneiro vai além do entusiasmo. “Saber que a fazenda da minha família está ajudando a abrir portas para outros produtores é gratificante. Valda e nossa história mostram que a tecnologia é uma aliada fundamental para transformar o campo.”