Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Defesa Agropecuária vai reforçar ações sobre gripe aviária no Parque do Ibirapuera

Dois irerês, que são aves selvagens, localizadas no parque foram identificadas com gripe aviária
05 jul 2025 às 11:00
Por: Band
Morte de cisnes e patos é investigada - Seapi

A Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo confirmaram, na noite de sexta-feira (4) três casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres localizadas no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. 


As aves, da espécie Irerê, não habitavam o parque, mas a partir deste sábado (5), a Defesa Agropecuária, em conjunto com a direção do parque e com a Prefeitura, irá intensificar as atividades de educação sanitária no local a fim de conscientizar a população acerca dos procedimentos que devem ser adotados para evitar a propagação da doença. Importante ressaltar que não há risco à população, nem impacto na produção avícola, e que o consumo de carne de aves e ovos é seguro.


O Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) através de suas equipes e também da equipe da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura Municipal, já atuam no local realizando diariamente vistorias clínicas e até o presente momento, não há sinais de sintomatologia compatível com IAAP. A gerência do programa informa ainda que não haverá sacrifício sanitário no local devido à ausência de sinais clínicos nos animais existentes no local.


A Defesa Agropecuária frisa que em se tratando de foco de IAAP em ave silvestre, não ocorre embargos nas exportações de carnes e ovos, não sendo alterado o status sanitário de São Paulo e do Brasil perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Outras notícias

Governo lança programa de rastreabilidade para o agronegócio

Onze azeites brasileiros estão entre os melhores do mundo; veja a lista

Mercado da soja oscila com clima no Brasil e dólar em queda


Sobre a gripe aviária

A Influenza Aviária é uma doença viral causada pelo Vírus de Influenza Tipo A. Esse vírus é identificado por subtipos, e tem como base as proteínas de superfície, sendo 16 subtipos de hemaglutininas (H) e 9 subtipos de neuraminidases (N). De acordo com o índice de patogenicidade, são classificados como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) ou Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (IABP).


São suscetíveis à doença a maioria das aves domésticas e silvestres, especialmente as aquáticas. É uma zoonose de grande interesse para a saúde pública e gera grandes impactos econômicos.


A transmissão pode ocorrer por contato direto entre as aves (secreções nasais, oculares e fezes de aves infectadas) ou por contato indireto (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, insetos, roedores e outras pragas, cama, esterco e carcaças contaminadas).

A maioria das aves silvestres, principalmente as aquáticas, patos e marrecos são reservatórios da doença, mas disseminam o vírus. O período de incubação da IAAP depende da dose infectante, via de exposição, espécie afetada e capacidade de detecção de sinais, podendo variar de algumas horas até 14 dias.


Dentre os sinais clínicos estão: Tremores na cabeça e no corpo, dificuldade respiratória, coriza nasal e/ ou espirros, falta de resposta à tentativa de apanha, asas caídas, torção de cabeça e pescoço; incoordenação e perda de equilíbrio e andar em círculos.


Como medidas de prevenção, a Defesa Agropecuária orienta que as pessoas evitem manipular aves doentes ou mortas e que acionem a Defesa Agropecuária imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Carne Carbono Neutro, anunciada na COP30, mostra que a pecuária pode ser sustentável

Agro
Imagem de destaque

Suco de laranja brasileiro fica isento das tarifas recíprocas dos EUA, mas taxa tradicional de US$ 415 por tonelada permanece

Agro

EUA reduzem tarifas a carne, café e outros produtos do Brasil

Agro

Colheita de mandioca retomada, mas em ritmo lento devido à baixa atratividade

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Londrina inicia oficialmente o Natal 2025 com festa no Centro Histórico

Cidade
Londrina e região

Caminhão limpa-fossa tomba na BR-369 e espalha rejeitos na pista em Cambé

Cidade
Londrina e região

Criança é lançada contra para-brisa em batida contra poste em Londrina

Cidade
Londrina e região

Londrinatal 2025 terá Papai Noel gigante no Lago Igapó e roda gigante no Calçadão

Cidade
Londrina e região

Caixão cai de carro funerário e surpreende motoristas na Av. Colombo, em Maringá

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 35 | Psicologia e Superação | Dra. Heloisa Oliveira

Podcast PodFala com a Tai | EP 4 | Parceria em Família e na Música | Théo e Thiago

Podcast PodGuest | EP 16 | Saúde Sexual Masculina | Centro Medico Pro-Homem

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.