Agro

Demanda aumenta e preço do milho em MT alcança R$ 57,17/sc, segundo Imea

27 nov 2024 às 15:03

O preço do milho disponível em Mato Grosso tem registrado aumentos consecutivos desde setembro de 2024, alcançando, na última semana (18 a 22 de novembro), uma média de R$ 57,17 por saca, segundo boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O valor representa uma alta de 0,67% em relação à semana anterior e um expressivo aumento de 61,94% na comparação com o mesmo período do ano passado.


Conforme o Imea, esse aumento semanal está associado à maior demanda pelo cereal no estado, enquanto o salto anual reflete a redução da produção na safra 2023/24, que caiu 5,5 milhões de toneladas em relação à safra anterior. Essa retração na oferta pressionou os preços no mercado local.


Perspectivas de mercado

A tendência de alta deve continuar nas próximas semanas, impulsionada pela demanda aquecida e a oferta limitada no estado. Contudo, o Imea alerta para possíveis impactos externos: a finalização da colheita de milho nos Estados Unidos pode aumentar a oferta global, pressionando as cotações na CME-Group e, consequentemente, no mercado interno brasileiro.

Essa dinâmica demonstra como fatores locais, como demanda e produção, aliados ao cenário internacional, influenciam diretamente os preços do milho em Mato Grosso, principal produtor nacional do cereal.