Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Desinteresse em plantar cebola provoca disparada nas importações

Importação de cebola aumentou cinco vezes em março e preços devem subir mais nos próximos meses
05 mai 2025 às 15:55
Por: Band
TV Tarobá

A redução nas roças de cebola em regiões como o Cerrado e Nordeste está provocando um significativo aumento das importações do produto e, com isso, uma alta nos preços. Em março, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) verificou um aumento no preço da cebola em 11 centrais de abastecimentos em diferentes regiões do Brasil e a alta foi de 11,4% em relação ao mês de fevereiro e, de acordo com o levantamento da Conab, isso ocorreu principalmente pelo aumento nas importações, cinco vezes acima da média, um volume que chega a 20 mil toneladas. Em fevereiro, as importações totalizaram 3,4 mil toneladas.


De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a Argentina foi o maior exportador de cebola para o Brasil em março deste ano, com quase 58% do total importado, seguida do Chile, com 42%. Técnicos da equipe Hortifrúti/Cepea mostraram que esses países têm muito produto armazenado, com possibilidade de continuar abastecendo o Brasil.


"Em um mercado instável e com grandes volumes de importação, o Brasil enfrenta um cenário desafiador, reflexo direto da dinâmica global de oferta e demanda. Esse contexto exige uma adaptação estratégica contínua para garantir a sustentabilidade e o equilíbrio do setor agrícola nacional, com manejo tático e máximo de proteção ao cultivo”, afirma o engenheiro agrônomo especialista em Desenvolvimento de Mercado da Ascenza Brasil, José Rodolfo Forte.


No ano passado, o Brasil já havia importado 257,4 mil toneladas de cebola, alta de 92% em relação ao ano anterior. Mesmo com o aumento de 44% previsto para a safra nacional de 2024/2025, estimada em 127,6 mil toneladas do vegetal, conforme a Conab, as importações devem continuar aquecidas.

Outras notícias

Etanol atinge maior preço nominal da safra com oferta restrita no spot paulista

Preço do açúcar cristal em SP sobe 2,09% com demanda ativa e oferta restrita

Oferta recorde na safra 2025/26 de trigo mantém preços sob pressão


Para este ano, a expectativa é de redução na área plantada com cebola, especialmente no Cerrado e no Nordeste, devido à expectativa de uma boa safra no Sul, aponta o Cepea. Mesmo com a elevada oferta de cebolas em Santa Catarina, nas cidades de Ituporanga e Lebon Régis, a qualidade dos produtos foi comprometida pelo calor de fevereiro e março e a expectativa de que os estoques durassem até meados de maio e início de junho não deve se concretizar, conforme o Cepea.


Em Santa Catarina, os compradores estão optando pelas cebolas estrangeiras, principalmente da Argentina e Chile, de boa qualidade. Essas muitas variações na oferta interna e condições do mercado internacional influenciam diretamente o mercado brasileiro.


Saiba tudo sobe a produção de cebola


A cebola é uma das hortaliças mais importantes do mundo e tem sido cultivada há pelo menos 5 mil anos. No Brasil, o seu cultivo apresenta importância econômica e social. Estima-se que 70% da cebolicultura brasileira seja proveniente da agricultura familiar, principalmente nas regiões Sul e Nordeste. 


No Brasil, são cultivadas diversas variedades de cebola adaptadas às diferentes regiões do país, e a escolha da variedade depende de critérios como região e clima, época de plantio, finalidade (consumo fresco, processamento e armazenagem) e resistência a doenças. 


As principais variedades podem ser divididas em dois grupos principais: variedades comerciais (híbridas e melhoradas) e variedades tradicionais e crioulas. Entre as variedades comerciais de dias curtos destacam-se a Optima, Bella Dura, IPA 11, Brisa, Vale Ouro IPA-11, Granex 33 e Texas Grano 502 PRR. 


Segundo o Centro Paulista de Estudos Agropecuários (CPEA), a cebola é uma cultura de alto rendimento e tem um ciclo de crescimento relativamente curto, geralmente entre 90 e 150 dias, dependendo da variedade e das condições climáticas. Isso permite aos agricultores promover rodízio de culturas e maximizar o uso das terras ao longo do ano. Mas o cultivo da cebola também enfrenta desafios, como pragas e doenças.


Alguns dos principais patógenos que afetam as cebolas são o míldio, mancha-púrpura, queima-das-pontas, podridão-branca e fusariose. As pragas mais comuns são trips, mosca-da-cebola, lagarta-rosca e ácaros. A boas práticas de manejo incluem rotação de culturas com gramíneas como milho ou braquiária, uso de cultivares resistentes e tolerantes, irrigação controlada sem excesso de umidade, monitoramento frequente da lavoura e manejo integrado de pragas e doenças. O monitoramento e manejo Integrado, que inclui o uso de métodos de controle biológico, orgânico e químico, é essencial para proteger as plantações de cebolas.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Confinamento de bovinos deve manter viabilidade econômica no 1º trimestre de 2026

Agro
Imagem de destaque

Goiás e Paraná proíbe venda de leite feito de leite em pó importado

Agro

Produção de laranja segue abaixo de 300 milhões de caixas no cinturão citrícola

Agro

Mercado da soja se aquece: estoque de passagem reduzido e recorde de exportação impulsionam preços

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Cidade
Londrina e região

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Podcast Pod Tah | EP 39 | Moda e Atendimento Personalizado | Patricia Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.