Agro

Entenda por que a safra 2024/2025 deve ser a maior já colhida no Brasil

23 jan 2025 às 09:48

Se, no ano passado, o clima foi o responsável por provocar uma grande quebra na safra brasileira de grãos, que teve uma redução de 5%, neste ano, o cenário é muito positivo. Isso porque as chuvas que atingiram as regiões produtoras entre os meses de outubro e janeiro foram consideradas ideiais para o desenvolvimento das lavouras. A produção de grãos no Brasil deve chegar a 322 milhões de toneladas, a maior safra já colhida.


De acordo com estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja pode também bater um recorde, com 166 milhões de toneladas. Consultorias especializadas, porém, apostam em uma produção maior, com até 177 milhões de toneladas.


A alta do dólar, apesar de encarecer o custo de produção, já que insumos como fertilizantes, são importados, está compensando os investimentos na lavoura, pois os outros custos, como mão-de-obra são financiados com a moeda local. Essa alta, que incentiva a exportação de grãos, incentiva mais produtores a apostarem no cultivo de grãos.