a manhã desta quarta-feira (11), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, em Brasília, da primeira edição do evento Agro Horizonte, promovido pela Globo Rural, com patrocínio da Corteva Agriscience.
Com a presença de outras autoridades, o encontro reuniu produtores rurais, investidores de base tecnológica, grandes indústrias de alimentos e especialistas para discutir inovações no campo e o futuro da produção agropecuária no Brasil.
Em sua fala, Fávaro destacou que a agropecuária brasileira tem se destacado pela sua crescente competitividade, impulsionada pela inovação, qualidade e eficiência na produção. “Chegamos a um momento em que o mundo, às vezes, se amedronta com a capacidade de produção brasileira. Os produtores no Brasil enfrentam tantas dificuldades, regras, restrições, e, ainda assim, são os mais competitivos em preço, qualidade e tecnologia”, pontuou.
Fávaro também ressaltou o papel da Embrapa no avanço da vocação brasileira para a produção de alimentos, mencionando a importância da empresa no desenvolvimento agrícola do nosso país. “Por meio da Embrapa e da pesquisa privada, o Brasil desenvolveu tecnologia para produzir alimentos com eficiência. Crescemos na produção e incrementamos a área ocupada.”
Para finalizar, o ministro Carlos Fávaro reforçou que o Brasil, que possui toda essa série de regulamentos, regras e exigências para a produção, deve estar sempre aberto também a todo tipo de rastreabilidade e certificação, para acessar mercados mais restritivos e mais remuneradores. “Agora, em hipótese alguma vamos admitir que alguém subestime, desdenhe ou fale mal da qualidade dos produtos brasileiros, porque nós temos produtos de qualidade para nós e para todo o mundo”, concluiu.