Agro

Inteligência artificial chega ao campo para otimizar produtividade e renda

21 set 2025 às 15:50

O agronegócio exige conhecimento e precisão em todas as etapas, da semeadura à entrega da safra. A modernização do setor gera grande volume de dados, que podem ser transformados em informações estratégicas com Inteligência Artificial (IA), tema central de encontro em Londrina com especialistas.


No Paraná, o agronegócio é forte no sistema cooperativo, com mais de 60 cooperativas ligadas ao setor. Fábio de Mello, CEO da Brid Soluções, destacou que a IA ajuda as cooperativas a transformar dados em informações estratégicas para os agricultores.


O evento mostrou exemplos de aplicação da tecnologia:


  • Cocari (Mandaguari-PR): usa IA para atendimento personalizado aos cooperados, com informações direcionadas, segundo Luiz Cláudio Batistella, coordenador de TI.


  • Comigo (Goiás): evoluiu da anotação em caderneta para a informação digital na palma da mão dos associados, ajudando a compreender suas necessidades, explica Júlio César Pires Leão.


  • Holambra (São Paulo): aplica IA na gestão de grãos e frutas, trazendo melhorias significativas na distribuição, segundo César Brito, CIO da cooperativa.


O encontro foi realizado na Sociedade Rural do Paraná (SRP), que mantém um hub de inovação e apoia iniciativas do setor. Marcelo El Kadre, presidente da SRP, ressaltou que informações rápidas permitem decisões mais eficientes aos produtores rurais.