O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (30) o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, para tratar da habilitação de frigoríficos de carne bovina e suína do Acre e Rondônia ao mercado chileno. A ação reforça a estratégia do Governo Federal de ampliar as exportações brasileiras, com foco especial na região amazônica.
Durante a reunião, foram apresentadas ações para melhorar o fluxo de exportações de carnes, incluindo o reforço do Vigiagro, o sincronismo entre as alfândegas do Brasil e do Peru e a renovação de certificados sanitários, garantindo mais agilidade e segurança aos frigoríficos da região.
O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do trabalho conjunto para fortalecer a presença internacional do Brasil. “Estamos intensificando esforços para gerar mais oportunidades para o país e para os brasileiros. Reforçamos as exportações pela rota bioceânica via Acre, com Chile, Peru e República Dominicana, além da renovação de certificados sanitários e do fortalecimento do Vigiagro, sincronizando operações com a alfândega peruana para tornar o processo mais eficiente. Com a visita do presidente Lula à Malásia e à Indonésia, vamos buscar a habilitação dos frigoríficos do Acre, ampliando a relação comercial do Brasil com o mundo”, afirmou.
O Acre ocupa posição estratégica na rota bioceânica, sendo o estado brasileiro mais próximo do Porto de Chancay (Peru), fortalecendo a conexão com o Pacífico e ampliando o acesso a mercados como Chile, Peru e países asiáticos.
Nos próximos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Carlos Fávaro e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, integrarão missão oficial à Indonésia (23 e 24 de outubro, em Jacarta) e à Malásia (25 e 26 de outubro, em Kuala Lumpur), com Fóruns Econômicos e reunião de cúpula da ASEAN, visando mapear oportunidades e discutir parcerias e investimentos para o setor de proteína animal.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou que a pauta é estratégica para os produtores da Amazônia. “Fávaro e eu discutimos melhorias no trâmite de exportação no Acre, fronteira com Bolívia e Peru. Em breve, o ministro habilitará frigoríficos de carne bovina e suína para novos mercados. Ele já abriu mais de 440 mercados no mundo e segue liderando essa missão”, disse.
Além da habilitação de frigoríficos do Acre e Rondônia para o mercado chileno, o esforço conjunto deve fortalecer as exportações brasileiras em outras rotas estratégicas.