Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Paraná

Navio-escola atraca no Porto de Paranaguá e oferece experiência prática a universitários

A embarcação, pertencente ao Ministério da Educação e que tem coordenação geral da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
29 jul 2025 às 22:10
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O navio oceanográfico Ciências do Mar I atracou nesta semana no Porto de Paranaguá para o embarque de estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A embarcação, pertencente ao Ministério da Educação e que tem coordenação geral da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), percorre a costa brasileira com estudantes universitários para a realização de estudos e pesquisas.


A Portos do Paraná, apoiadora do projeto desde 2017, auxilia nas manobras de atracação e desatracação do navio. A última visita ao Porto de Paranaguá ocorreu em 2022.


O navio-escola possui 32 metros de comprimento e comporta 18 pesquisadores e oito tripulantes. É equipado com cinco guinchos e um guindaste, com capacidades distintas para içar coletores de amostras e efetuar operações de pesca. A ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Mar (PPGMar), da FURG, que visa à formação de profissionais nas ciências do mar.


“Nós focamos na produtividade das movimentações, mas também temos ações de fortalecimento com a comunidade. Receber o navio da FURG é uma prova disso e revela o nosso interesse e apoio às pesquisas marinhas e ao estudo da Baía de Paranaguá”, afirmou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.


Na semana passada, outro grupo formado por universitários do curso de Oceanografia de Pontal do Paraná (UFPR) e de Engenharia de Pesca do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) participou de uma ação imersiva com embarcação na Baía de Paranaguá. O professor da UFPR, Luiz Cotovicz, acompanhou as equipes. “Nós chamamos o navio de Laboratório de Ensino Flutuante, o LEF. O objetivo é propiciar aos pesquisadores uma experiência prática embarcada”, explicou.

Outras notícias

Preço da tilápia sobe em novembro, impulsionado pela oferta restrita

Preço do arroz em casca segue em queda à espera de intervenção governamental

Preços do trigo apresentam movimentos distintos no país com início da retomada das exportações


O navio disponibiliza redes de pesca, garrafas para coleta d’água em diferentes profundidades e dois laboratórios para análise da fauna marinha. A estudante de Oceanografia Isabelly Smek participou da viagem pela primeira vez e ficou impressionada com a experiência. “Eu só tinha a noção de navegar dentro da baía, e esta foi a primeira vez que fiquei em mar aberto. Tive uma outra impressão de como é o oceano. É uma experiência muito diferente”, declarou.


Os participantes do Mato Grosso do Sul percorreram 20 horas de estrada até chegarem ao Porto de Paranaguá. “Embora eles estudem muito sobre o oceano e a navegação, todos moram muito longe da costa, então é muito difícil ter essa vivência prática. Para nós, Paranaguá é o local mais próximo, que nos permitiu uma experiência fantástica”, afirmou a coordenadora do curso de Engenharia de Pesca do IFMS, Suelen Pini.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Tuia Holandesa: conheça a planta que decora o Natal no Brasil

Agro
Imagem de destaque

Preço do açúcar cristal volta a cair em São Paulo apesar da demanda aquecida

Agro

Preço do etanol hidratado sobe pela oitava semana consecutiva em São Paulo

Agro

Paraná: custos da soja quase estáveis e lucro estimado em 106%

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.