O ciclone que provocou chuvas volumosas, rajadas de vento e tempestades em várias regiões do Brasil, mas sobretudo nos estados da região Sul, com seis mortos e mais de 700 feridos,se afastou do continente e o clima começou a melhorar a partir deste domingo (9).
O plantio de soja e milho de primeira safra (ou safra de verão) nestas regiões sofreu com a força dos ventos. No Paraná e em Santa Catarina,as áreas agrícolas e estruturas em propriedades foram destruídas, já no Rio Grande Sul, as fortes chuvas interromperam a colheita de trigo. A região vem sofrendo desde o início do mês com o excesso de chuvas e eventos climáticos extremos.
Nesta semana, o ar mais seco e frio de alta pressão predominam na região até a próxima quarta-feira (12). Nos três estados, o sol deve aparecer entre nuvens e o clima deve permanecer firme, favorecendo a recuperação das áreas de lavoura.
A partir desta segunda-feira (10), as temperaturas devem se manter mais baixas no início do dia, mas o clima vai esquentando a partir da manhã até à tarde e, à noite, volta a esfriar. O clima deve permanecer neste ritmo até quarta-feira (12), quando volta a chover em toda a região. A previsão, porém, aponta para volumes de chuvas irregulares e baixos.