No agronegócio, os termos safra, safrinha e safra das águas são frequentemente vistos e comentados para explicar produção, preços e até doenças que atingem as lavouras. Mas essas nomenclaturas diferem entre si. Entenda o que é safra, safrinha e a safra das águas.
No campo, o calendário agrícola é diferente do calendário anual que a maioria das pessoas usa. Ele se inicia a partir do plantio de uma nova lavoura e segue alguns períodos ao longo do ano chamados de safra, safrinha e entressafra.
O que é a safra?
A safra é o período em que o plantio é feito, geralmente com a chegada das chuvas. Para a maior parte das culturas, a safra começa em outubro de cada ano por ser uma época em que a temperatura, luminosidade e umidades estão favoráveis. É durante esse período de safra que o produtor investe seus recursos, aumentando as chances de uma maior produtividade.
O que é safrinha?
Safrinha é o cultivo realizado logo após a safra, em condições de sequeiro, sem chuvas ou irrigação. Ela ocorre nos meses de janeiro, fevereiro e março e serve apenas para culturas como milho, feijão, soja e algodão que têm seu ciclo bem mais curto que as culturas perenes. O termo safrinha pode ser substituído por “segunda safra”, graças à tecnologia que tem permitido um aumento de produtividade, apesar das condições climáticas desafiadoras.
Apenas países de clima tropical como o Brasil conseguem produzir a safrinha e, por isso, produzem mais alimentos. Nos países de clima temperado, o frio muito intenso - e neve - não permitem a produção de alimentos.
O que é entressafra?
A entressafra é o período entre o fim do cultivo e o início da próxima safra. Época em que o solo fica sem atividade agrícola, permanecendo em descanso, até que condições climáticas favoráveis se estabeleçam novamente para que a cultura possa ser plantada mais uma vez. Durante a entressafra, muitos produtores rurais aproveitam para planejar os próximos passos da fazenda e se preparar para o próximo plantio.
O que é a safra das águas?
A safra das águas é um termo que se aplica a culturas específicas como o feijão, batata, pastos, e refere-se ao período de plantio e colheita de algumas culturas agrícolas, especialmente feijão, que ocorre com a chegada das chuvas, geralmente entre agosto e dezembro, com colheita em novembro a abril. É um período de grande importância para o abastecimento do mercado interno, pois as chuvas favorecem o crescimento das plantas.