Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Mundo

Organização Mundial do Comércio (OMC) existe desde 1995 e é dirigida por uma mulher negra

Entenda como a Organização Mundial do Comércio (OMC) poderá ajudar na negociação de tarifas impostas pelos Estados Unidos
06 ago 2025 às 21:59
Por: Band
Agência Brasil/MRE

O Brasil apresentou, nesta quarta-feira (6), um pedido de consultas aos Estados Unidos no âmbito do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC). A Organização Mundial do Comércio (OMC) é a organização internacional que gerencia as regras de comércio entre as nações. A instituição não pode proibir os Estados Unidos de aplicar as tarifas, mas podem questioná-los formalmente sobre a decisão.


As sobretaxas foram adotadas com base em legislações dos EUA, como a Lei dos Poderes Econômicos de Emergência Internacional (“International Emergency Economic Powers Act” – IEEPA) e a Seção 301 da Lei de Comércio norte-americana de 1974.


De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), ao impor as citadas medidas, os EUA violam compromissos centrais assumidos por aquele país na OMC, como o princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários negociados. As consultas bilaterais, concebidas para que as partes busquem uma solução negociada para a disputa antes do eventual estabelecimento de um painel, são a primeira etapa formal no âmbito do sistema de solução de controvérsias na OMC.


Regras do comércio internacional


A Organização Mundial do Comércio (OMC) é a instituição criada para regular o comércio internacional, facilitando a aplicação de acordos comerciais existentes e criando ambientes para novas negociações e resolução de disputas comerciais – como o Brasil e Estados Unidos no caso do tarifaço. Criada em 1995, durante a Rodada do Uruguai, substituiu o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). Foi o GATT que determinou as regras básicas para o comércio internacional, desde 1947.

Outras notícias

Poder de compra do suinocultor paulista cai e relação de troca com farelo atinge pior nível do semestre

EUA reduzem tarifas e dão fôlego às exportações brasileiras de suco de laranja

Soja sobe no Brasil com produtores retraídos e demanda externa em alta


Os princípios básicos da OMC são não-discriminação, previsibilidade, concorrência leal, proibição de restrições quantitativas e tratamento especial e diferenciado para países em desenvolvimento.


Atualmente, a OMC é dirigida por Ngozi Okonjo-Iweala, ex-ministra das Finanças da Nigéria. Ela assumiu o cargo pela primeira vez em 2021 – foi a primeira mulher e a primeira chefe africana a dirigir a OMC - e foi renomeada diretora-geral da instituição em 2024. Antes dela, o brasileiro Roberto Azevedo foi diretor geral da OMC por sete anos.


Quem fundou a OMC?


A OMC é a maior organização econômica mundial, com 166 países membros. O Brasil faz parte da instituição desde 1947. No GATT, o país consolidou tarifas aduaneiras, atuou na resolução de controvérsias, ajudou a confeccionar regras e buscou acesso aos mercados de seus parceiros e, por isso, o país conta como fundador da OMC em 1995.


O Brasil decidiu recorrer à OMC para questionar a ação de Trump porque a instituição atua diretamente no combate às práticas comerciais ilegais, como o dumping e os subsídios à exportação, entre outros. Na carta de questionamento do governo brasileiro, o MRE destaca que “Ao impor as citadas medidas, os EUA violam flagrantemente compromissos centrais assumidos por aquele país na OMC, como o princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários negociados no âmbito daquela organização”.


A OMC não faz parte do sistema das Organizações das Nações Unidas (ONU), embora tenha acordos e cooperação com ela.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preços do milho seguem firmes no Brasil apesar de queda internacional e avanço da safra de verão

Agro
Imagem de destaque

Exportadores de café querem retirada da sobretaxa ao café solúvel

Campo Vivo

Safra de soja no Paraná mantém otimismo apesar de atrasos e doenças

Campo Vivo

Produtoras paranaenses de bicho da seda ganham viagem a Paris

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Jovem é encontrado morto em Jataizinho após ser sequestrado em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Arquidiocese de Londrina anuncia novas transferências e nomeações de padres

Cidade
Londrina e região

Mulher sofre ataque grave de Rottweiler na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Morre engenheiro civil Nelson Dequech, grande benfeitor e pioneiro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é esfaqueado pela ex-companheira durante briga no Centro de Londrina

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Podcast PodGuest | EP 17 | Celebrando Laços: Campanha de Natal Morana | Patricia Melo

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.