Todos os locais
Todos os locais
Agro
Brasil

Países do BRICS fortalecem parceria para desenvolver energia limpa e reduzir poluentes

O projeto é coordenado pelo pesquisador Caue Ribeiro, da Embrapa Instrumentação, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
02 abr 2025 às 16:17
Por: Agro +
Usinas fotovoltaicas com um sol ao fundo
Foto: Envato Elements

Pesquisadores do Brasil, China e Rússia se reuniram na última semana na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), para discutir avanços no projeto iPhotoMat, um consórcio internacional que busca integrar o tratamento de contaminantes ambientais à produção de energia renovável alimentada por luz solar. O encontro contou com a participação de especialistas de universidades desses países, além da presença de representantes da Alemanha, e teve como objetivo fortalecer parcerias estratégicas para o desenvolvimento de materiais e processos fotocatalíticos mais eficientes.


O iPhotoMat foi criado em 2023 e tem duração prevista de 36 meses. Seu foco é desenvolver nanomateriais fotoativos e dispositivos capazes de transformar poluentes em produtos valiosos, como combustíveis ecológicos, por meio da energia solar. O projeto é coordenado pelo pesquisador Caue Ribeiro, da Embrapa Instrumentação, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Cooperação internacional e desafios tecnológicos

Outras notícias

Acompanhe na íntegra o programa Campo Vivo deste domingo 06-04-25

Produtores de citros intensificam manejo de pragas

SP: emprego no agronegócio atinge 28 milhões em 2024


Cada país desempenha um papel fundamental dentro do consórcio. A Rússia é responsável pela síntese e pré-seleção de materiais, enquanto o Brasil cuida da montagem do sistema e avaliação das propriedades oxidativas. A China, por sua vez, testa o desempenho dos materiais na conversão de CO2 em produtos químicos úteis. Apesar dessa divisão de tarefas, os pesquisadores destacam que a colaboração ocorre em todas as etapas, com a troca de informações, materiais e testes entre os parceiros.


Para Ribeiro, a visita da delegação do BRICS fortalece relações estratégicas, especialmente com as universidades chinesas. “A China é o principal parceiro comercial do Brasil e tende a se tornar ainda mais relevante no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis”, afirma. Além disso, a Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia, se destaca como uma porta de entrada para cooperações na área de fertilizantes, setor em que o Brasil é fortemente dependente das importações russas.


A Alemanha também marca presença no projeto por meio da Universidade Humboldt. O pesquisador Nicola Pinna destacou a importância da multidisciplinaridade e do conhecimento avançado dos especialistas envolvidos. A cooperação com instituições alemãs já vinha sendo desenvolvida em outros projetos da Embrapa, como o LABEX Europa.


A luz solar como fonte de energia sustentável


O iPhotoMat aposta na fotocatálise – um processo químico ativado pela luz – como solução inovadora para reduzir emissões de gases de efeito estufa e tratar poluentes na água. A ideia é desenvolver um sistema que use nanomateriais para converter CO2 em combustíveis e outros produtos químicos de alto valor agregado.


Ribeiro explica que a energia solar tem grande potencial para impulsionar uma economia circular e sustentável. “Ela é limpa, amplamente disponível e pode ser utilizada para reações químicas específicas, reduzindo impactos ambientais e gerando energia renovável”, afirma. No entanto, desafios técnicos ainda precisam ser superados antes que a tecnologia se torne comercialmente viável.


Ao final do workshop, os pesquisadores visitaram o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) e outras instituições de pesquisa em Campinas (SP), reforçando o compromisso de avançar no desenvolvimento de tecnologias que tornem a economia global mais sustentável e integrada.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Vacina brasileira contra gripe aviária em humanos aguarda fase de testes

Agro
Imagem de destaque

'Tarifaço' de Trump gera preocupações no setor hortifrutícola

Agro

Médias do ovo caem em março, mas ficam acima das de um ano atrás

Agro

Secretaria de Agricultura participa do 2º Encontro de Meliponicultura e Apicultura na ExpoLondrina

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Copel se posiciona após funcionário ser preso com caminhão carregado de celulares contrabandeados

Cidade
Londrina e região

Caminhão tanque tem vazamento de combustível e Avenida Dez de Dezembro é interditada

Cidade
Cascavel e região

Caminhão da Copel é apreendido com 2 mil celulares contrabandeados na BR-277

Cidade
Londrina e região

Criminosos prendem vítima dentro de banheiro para tentar roubar casa em Londrina

Cidade
Londrina e região

Da ExpoLondrina Bolsonaro exalta o agro e defende investigados por atos de 8/1

Podcasts

AGRONEGÓCIO

PodCampo Vivo | EP 1 | Marcelo El-Kadre

Podcast PodGuest | EP 6 | Kau Theodoro e Dra. Lucyane Casagrande

Podcast Heróis e Vilões | EP 1 | Reflexões Entre Crimes, Mitos e Medalhas

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.