Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Paraná

Previsão de safra indica 21,3 milhões de toneladas de soja e aumento na produção de feijão

A estiagem em grande parte do Estado foi prejudicial para a soja, que reduziu em 1 milhão de toneladas a previsão inicial do Deral
30 jan 2025 às 19:36
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Ari Dias/AEN

Os novos números da Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), mostram que o feijão pode ter produtividade acima da esperada e que a soja, principal produto agrícola do Estado, foi prejudicada pelas condições climáticas, sobretudo no período entre meados de dezembro e de janeiro.


A produção de soja foi reavaliada para 21,3 milhões de toneladas. Isso representa uma diferença de 4% em relação às 22,3 milhões de toneladas previstas inicialmente. Esse patamar ainda supera em 15% as 18,5 milhões de toneladas obtidas no ano passado.


“Houve uma mudança em relação às ótimas condições de lavoura apresentadas até meados de dezembro, quando ainda havia indicativo de que se pudesse estabelecer um novo recorde para a cultura”, comentou o agrônomo Carlos Hugo Godinho, do Deral.


De acordo com o levantamento feito pelos técnicos do Deral, já foram colhidos cerca de 18% dos 5,77 milhões de hectares. O trabalho se concentra nas regiões que tiveram mais problemas – Oeste, Noroeste e Centro-Oeste. No Núcleo Regional de Toledo, por exemplo, aproximadamente 84% da área já está colhida.


A produtividade média do Estado até o momento está em 134 sacas por alqueire (55 sacas por hectare). No entanto, a disparidade observada é grande mesmo em áreas próximas. “A evolução dos trabalhos deve trazer melhores resultados, especialmente na região Sul”, acredita Godinho. Espera-se que nessa região cheguem a 160 sacas por alqueire (66 por hectare).

Outras notícias

Chuvas nas praças paulistas reduzem oferta de batata nos atacados e preços sobem

Preços do trigo caem pelo 3º mês seguido

Preços do açúcar encerram julho estáveis; média mensal cai 6%


Os recuos dos preços também preocupam os produtores. Mesmo com valorização nos preços internacionais, a correção cambial e a entrada da nova safra pressionam a cotação interna. Em 19 de dezembro do ano passado o preço de balcão da saca era de R$ 127,57 em média. Na última quarta-feira (29) estava em R$ 117,83, recuo de 8%.


FEIJÃO – O feijão de primeira safra está praticamente todo colhido no Paraná, com estimativa de produção em alta. Provavelmente serão retiradas 341,7 mil toneladas dos 169,2 mil hectares semeados nesta safra. No ano passado foram cultivados 107,8 mil hectares, com produção de 160,4 mil toneladas.


Ainda que tivessem sido observados problemas pontuais nesta safra, conhecida como “das águas”, a produtividade da região Sul, que concentra 74% do plantio, se destacou com chuvas um pouco mais regulares e temperaturas mais amenas. O destaque ficou com a região dos Campos Gerais, onde a produtividade foi de 2.378 quilos por hectare.


“Esse valor foi atingido em função de investimento em tecnologia aliada a uma condição climática excepcional, tendo em vista o ciclo curto da cultura”, ponderou Carlos Hugo Godinho. A produtividade média paranaense neste período é de 2.020 quilos por hectare.


No entanto, a grande oferta momentânea reflete no preço pago ao produtor. Essa situação pode levar alguns produtores a recuarem na intenção do plantio da segunda safra de feijão, conhecida como “da seca”. Cerca de 25% dos 365,8 mil hectares previstos já estão semeados. As lavouras têm bom desenvolvimento, com estimativa de produzir 666,8 mil toneladas.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Brasil amplia presença no mercado chinês com café, gergelim e farinhas de origem animal

Agro
Imagem de destaque

Café e frutas devem entrar na lista de exceção do tarifaço de Trump

Agro

China aprova que 183 novas empresas brasileiras exportem café ao país

Agro

Bacon faz mal à saúde? Veja as diferenças entre carnes artesanais e processadas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criança que foi atropelada com irmão e mãe recebe alta após internação na UTI

Cidade
Londrina e região

Novas imagens mostram carro em alta velocidade antes de atingir motociclista na PR-445

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 19 anos morre em acidente durante a madrugada na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Após confusão generalizada moradores do Acquaville denunciam eventos desorganizados

Cidade
Cascavel e região

Homem com mandado de prisão em aberto é preso trabalhando como barbeiro em Cascavel

Podcasts

Podcast Marketing Interno Cast | EP 4 | A Jornada do Restaurante Roderick

Podcast Negócios à Parte | EP 16 | Advogar é Empreender | Silvia Gazda

Tá no Pod | CONCRE ABC | Conheça a história por trás da CONCRE ABC | David Comino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.