A produção de laranjas, em Paranavaí, tem mudado a vida de muitos agricultores. Além de produzir, eles também estão importando.
O Noroeste do Paraná é a região do Estado que mais produz laranja. Sai de lá 50% de toda fruta produzida no Paraná e, por consequência, a região concentra muitas empresas produtoras de suco de laranja.
A fruta é a mais produzida no Paraná e no Brasil todo. Os pomares de laranja ocupam a maior área dedicada à produção de frutas no Estado e também detêm o maior valor bruto de produção.
De acordo com dados do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, as regiões de Maringá, Cornélio Procópio e Umuarama são as que concentram mais quantidade de produtores da fruta. A laranja está presente, de forma comercial, em 286 dos 399 municípios paranaenses.
Atualmente, o estado produz cerca de 6% de toda laranja brasileira. São aproximadamente 21 mil hectares para plantio da fruta no Estado, que gera uma produção anual de 700 mil toneladas e rendimento de 401 milhões de reais. Fica em Paranavaí a maior empresa fabricante de suco de laranja integral do Brasil. Criada em 2012, a Prats foi pensada para socorrer os negócios da família Pratinha, que entre os anos de 2006 e 2011 viu os rendimentos diluírem com a crise no setor de citrus no Brasil e no exterior.