Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Produção de milho no Brasil deve chegar a 131 milhões de toneladas

Revisão do Conselho Internacional de Grãos para a safra 2025/26 reflete desempenho agrícola brasileiro e reforça o papel estratégico dos fertilizantes para a produtividade
26 mai 2025 às 16:47
Por: Band
Albari Rosa/AEN

O Conselho Internacional de Grãos (IGC) elevou sua projeção para a produção global de grãos na safra 2025/26 para 2,375 bilhões de toneladas, um acréscimo de 2 milhões em relação à estimativa anterior. A revisão reflete principalmente as melhores expectativas para a produção de milho no Brasil, que deve atingir 131 milhões de toneladas, com base em estimativas do próprio IGC.


Embora os dados se refiram à próxima temporada agrícola, eles já sinalizam o papel decisivo do Brasil no cenário mundial de grãos. O desempenho do país contribui diretamente para o equilíbrio da oferta global, destacando sua relevância na segurança alimentar internacional e a eficácia de suas estratégias tecnológicas no campo.


A estimativa para o consumo global de grãos também foi ajustada para cima, alcançando o recorde de 2,372 bilhões de toneladas. Os estoques finais devem encerrar o período com 585 milhões de toneladas, representando um crescimento de 4% em relação à safra anterior (2023/24). Já o comércio internacional foi revisado para baixo, estimado agora em 581 milhões de toneladas — o menor volume registrado na última década.


Entre os principais grãos, o milho lidera o movimento de alta, com projeção global de 1,277 bilhão de toneladas. As previsões para soja (428 milhões) e trigo (806 milhões) foram mantidas. A produção de arroz também apresentou revisão positiva, devendo atingir 541 milhões de toneladas.


A perspectiva de safra positiva reforça a importância da adoção de práticas agrícolas baseadas em ciência, tecnologia e uso eficiente de insumos. O manejo nutricional adequado e o uso correto de fertilizantes têm se mostrado essenciais para garantir altas produtividades e qualidade nas lavouras. O fornecimento balanceado de nutrientes ao solo é determinante para o desenvolvimento das plantas, especialmente em um contexto de aumento da demanda global por alimentos e necessidade de produção sustentável.

Outras notícias

Preços do etanol se mantêm firmes em São Paulo

Mercado de açúcar fecha a safra 2025/26 com preços pressionados

Preços do trigo se mantêm estáveis no RS, mas avançam em outros estados


“A perspectiva de uma boa safra, como a que estamos vivenciando, é fundamental não apenas para o equilíbrio do abastecimento global, mas também para impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o campo. Um cenário favorável estimula investimentos em pesquisa, inovação e no aprimoramento de produtos voltados à produtividade, sustentabilidade e rentabilidade do produtor rural”, afirma Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro. 


 Com base nas previsões atuais e no desempenho robusto do setor, a expectativa é de que o Brasil continue ampliando sua relevância como um dos principais players do agronegócio mundial, combinando inovação, eficiência e compromisso com a sustentabilidade.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Produção de soja 2025/2026 deve registrar leve crescimento apesar de ajustes climáticos

Agro
Imagem de destaque

Clima seco na região Matopiba reduz projeção da produção de soja no Brasil

Agro

Poder de compra do suinocultor paulista cai e relação de troca com farelo atinge pior nível do semestre

Agro

EUA reduzem tarifas e dão fôlego às exportações brasileiras de suco de laranja

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 29 anos é entubado após grave acidente na BR-369, em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Policial Militar morre após acidente durante perseguição em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Homem em surto ameaça familiares com faca e mobiliza PM no Conjunto Cafezal

Brasil e mundo
Brasil

Moraes encerra processo, e Bolsonaro pode começar a cumprir pena de 27 anos e 3 meses

Cidade
Londrina e região

Londrina aprova lei que permite trocar multas de trânsito por doação de sangue

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 38 | Sucessão Familiar | Sérgio Neme

Podcast Pod Tah | EP 36 | Diversidade e Orgulho | Dalton Albertin e Guilherme Pinho

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.