O setor de ovos no Brasil projeta avanços significativos em 2025, com projeções que indicam crescimento no consumo e na produção. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), o país deve produzir em torno de 3,94 bilhões de dúzias de olhos durante o ano e o consumo pode atingir 265 ovos por pessoa. No mesmo ritmo, as exportações também devem aumentar. A estimativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam para 22 mil toneladas de ovos, o que seria um aumento de 10% em relação às exportações ocorridas em 2024.
O desempenho e a tendência positivas para o setor refletem a manutenção do status do Brasil como um país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), o que reforça sua posição como fornecedor confiável e seguro no cenário global, especialmente frente aos surtos da doença registrados em outros países.
Mas além disso, outro fator relevante para o setor é a previsão de uma maior oferta interna de milho e farelo de soja, insumos fundamentais para a avicultura. Este cenário pode contribuir para conter os custos de produção, mantendo os preços dos ovos estáveis, e melhorar a rentabilidade dos produtores, embora seja crucial equilibrar a expansão dos plantéis com a capacidade de absorção do mercado doméstico para evitar quedas nos preços, como observado em 2024.
André Carvalho, diretor de marketing e inovação da Mantiqueira Brasil, uma das maiores empresas produtoras de ovos da América do Sul, com sede no Brasil, acredita que o maior consumo é atrelado ao conhecimento em torno do ovo, considerado uma proteína completa.
Como você avalia o crescimento de 3,4% projetado para a produção de ovos em 2025? Quais estratégias que a Mantiqueira Brasil planeja adotar para acompanhar a expansão?
Avaliamos esse crescimento como um indicador positivo e alinhado às tendências de mercado, onde os consumidores têm valorizado o ovo como uma proteína completa, acessível e versátil, a produção de ovos cresceu 4,46% ao ano no Brasil nos últimos 10 anos [dados da ABPA], e acreditamos que seguiremos nesse ritmo nos próximos anos. Para acompanhar essa expansão, estamos ampliando nossa capacidade de produção de ovos de galinhas livres em unidades estratégicas localizadas em São Paulo, Santa Catarina e Goiás. Há uma demanda crescente por produtos que estão alinhados ao bem-estar animal.
Com o consumo per capita projetado em 265 unidades, quais iniciativas podem ser tomadas para ampliar ainda mais a presença dos ovos na dieta do brasileiro?
Continuamos a intensificar nossos esforços de marketing, destacando a versatilidade dos ovos e suas opções dentro do portfólio da empresa. Campanhas nos principais pontos de venda, ações em mídias digitais, mobiliário urbano são algumas das estratégias utilizadas. Essas iniciativas têm como foco conscientizar o consumidor sobre os benefícios dos ovos para a saúde e valorizá-los como proteínas de alta qualidade com preço acessível.
O aumento de 10% nas exportações em 2025 representa uma oportunidade significativa. Como a Mantiqueira Brasil está se preparando para atender à crescente demanda internacional?
Estamos prontos para essa oportunidade graças às nossas certificações internacionais, como a International Featured Standard (IFS Food) para ovos in natura, conquistada na unidade de Itanhandu (MG), e a Food Safety System Certification 22000 (FSSC 22000) da indústria de ovos pasteurizados Eggscelente, localizada em Uberlândia (MG). Esses reconhecimentos, aliados às expansões em Lorena, São João do Itaperiú e Formosa, reforçam nossa capacidade de atender às exigências do mercado internacional com qualidade e eficiência.
Vale também destacar que os processos de melhoria nas etapas de produção continuam assim como a obtenção de outras certificações internacionais.
A previsão de maior oferta de insumos como milho e farelo de soja é positiva para o setor. Como a empresa pretende utilizar essa vantagem para melhorar a eficiência de produção?
Mesmo com uma maior oferta de insumos, observa-se também um aumento na demanda, especialmente devido ao crescimento expressivo da indústria de etanol de milho, que mais do que triplicou seu volume nos últimos cinco anos. Esse cenário gera desafios adicionais para Originação em determinadas praças e localidades. Nossa diretoria de Originação tem trabalhado em parceria com fornecedores estratégicos para garantir insumos de qualidade a custos competitivos. Esse trabalho integrado possibilita maior previsibilidade e controle, otimizando a eficiência da produção e contribuindo para o equilíbrio de custos.
Quais são as principais tendências tecnológicas e de inovação que influenciarão o mercado de ovos nos próximos anos?
A automatização das unidades produtivas é uma tendência-chave, com investimentos em tecnologias avançadas de países como a Alemanha. Esses equipamentos garantem biosseguridade e asseguram que o consumidor seja o primeiro a manusear os ovos. Além disso, a logística é outro pilar estratégico. Investimos em soluções que aumentam a eficiência operacional, mantendo a qualidade e o frescor dos ovos até o consumidor final. Esses avanços reforçam nosso compromisso com inovação e excelência em toda a cadeia produtiva.