Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Rebanho de gado Girolando chega a 108 mil animais registrados

Associação de criadores da raça afirma que é o maior número de animais desde o ano de 1989
03 fev 2025 às 18:50
Por: Band
ABCG

O rebanho de gado da raça Girolando no Brasil atingiu 108.404 animais registrados no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. O número é o maior desde o ano de 1989, ano de criação do Serviço de Registro Genealógico da raça. Em comparação a 2023, o crescimento foi de cerca de 11,4%.


O desempenho de 2024 supera um recorde que era mantido há 10 anos, quando, em 2014, a raça teve 106.371 registros. Outras duas categorias do Serviço de Registro Genealógico também superaram seus recordes históricos. O Registro Genealógico de Nascimento (RGN) finalizou 2024 com 43.201 registros (contra 42.640 em 2023) e o Registro Genealógico Definitivo (RGD) – Genealogia Conhecida teve 45.010 registros (contra 37.586 em 2023).


De acordo com o superintendente Técnico da Girolando, Leandro Paiva, a forte valorização da raça no mercado nacional e internacional e os investimentos feitos pela entidade na melhoria do serviço prestado em todo o país foram decisivos para esses três recordes. “Mesmo em um ano economicamente difícil, os criadores entenderam que investir em animais registrados é fundamental para ter mais produtividade e rentabilidade na pecuária leiteira. Além disso, a Girolando implantou a Central de Relacionamento, setor criado para auxiliar os associados em suas demandas e que tornou o atendimento técnico no campo muito mais ágil e preciso”, acrescenta Paiva.


A entidade ainda ampliou em 2024 suas ações de fomento da raça por todo o país e trabalhou com análises de mercado geradas pela Central de Relacionamento para aprimorar a qualidade dos serviços prestados.


Na visão do presidente da Girolando, Domício Arruda, o recorde histórico de 2024 reflete essa melhoria do trabalho prestado pela Associação, mas também o empenho de criadores, técnicos, colaboradores, que acreditam no avanço genético da raça. “Trabalhamos o melhoramento genético dos rebanhos com foco em índices que refletem diretamente no aumento da produção e produtividade dos animais. Os números só comprovam a força e versatilidade da raça Girolando.”, assegura Arruda.


O Girolando surgiu no Brasil por volta da década de 1940 e foi oficialmente reconhecida como raça leiteira nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no dia 1° de fevereiro de 1996. Hoje, corresponde a 80% do leite produzido no país, segundo dados da Embrapa.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Colheita em agosto revelará danos no trigo no Paraná

Agro
Imagem de destaque

Soja brasileira ganha espaço com ausência dos Estados Unidos no mercado chinês

Agro

Com tarifas, carnes bovinas pagam até 76,4% para serem vendidas aos EUA

Agro

Médias da carne de frango recuam pelo 3º mês, mas superam as de um ano atrás

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Ex-vereador de Londrina, Leonilso Jaqueta morre em acidente de caminhão

Cidade
Londrina e região

Idoso de 65 anos é encontrado morto em apartamento no centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Bebê de 1 ano cai de berço em creche e quebra o braço em Londrina; mãe denuncia

Paraná
Paraná

Mãe é presa após permitir que filha de 13 anos se relacionasse com homem de 35 no PR

Cidade
Londrina e região

Bebê de 2 anos atropelada junto com mãe e irmão segue em estado grave

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 18 | GLP e Segurança em Condomínios | Consigaz

Podcast Pretexto Sonoro | EP 1 | Um debate sobre CLT e PJ | Laurito Lira e Robson Pires

Podcast Café com Edu Granado | EP 23 | Propósito e Conexão Humana | Junior

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.