As exportações brasileiras de café vão dar um salto ainda
maior a partir do ano que vem. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento,
Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), articulou um novo acordo com a rede de
cafeterias chinesa Luckin Coffee para a compra de 240 mil toneladas do grão do
Brasil entre 2025 e 2029 a um valor estimado de US$ 2,5 bilhões. O compromisso
anterior, de US$ 500 milhões para a compra de 120 mil toneladas até o fim deste
ano, foi assinado em junho durante missão brasileira ao país.
Participaram da assinatura do memorando de entendimento,
nesta terça-feira (19), em Brasília, o vice-presidente e ministro do MDIC,
Geraldo Alckmin, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o CEO da Luckin
Coffee, Jinyi Guo. Fundada em 2017, a empresa é uma das maiores do país e conta
com cerca de 22 mil lojas na China, além de ter mais de 110 mil funcionários.
“O Brasil é o maior produtor, o maior exportador de café do
mundo, e café de qualidade”, afirmou o ministro Geraldo Alckmin. Ele ressaltou os 50 anos de relações entre os
dois países e frisou que a parceria com a Luckin Coffee, assim como os inúmeros
memorados de entendimento que serão assinados, nesta quarta-feira (20), durante
a visita oficial do presidente da China, Xi Jinping, fortalece a parceria entre
os países.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou a
expectativa de continuidade da parceria. “A assinatura do primeiro memorando de
aquisição deu origem a eles virem ao Brasil pela primeira vez. Essa é uma
compra muito grande para quem produz café no Brasil. Certamente é só o início
de uma parceria comercial muito importante. É a primeira visita do Sr. Guo ao
país, mas não é a última”.
Por sua vez, o CEO da Luckin Coffee, Jinyi Guo, destacou a
qualidade do café brasileiro e o comprometimento da empresa em divulgar o
produto. “Atualmente, contamos com 300 milhões de clientes, e o impacto tem
sido extraordinário. Essa parceria é apenas o começo; no futuro, queremos
ampliar ainda mais nossa colaboração. Convidamos todos a conhecer nossas novas
fábricas e lojas e explorar nossa plataforma dedicada a promover o café
brasileiro”.
A dimensão do novo acordo fica clara quando é feita uma
comparação com o valor total de todas as exportações brasileiras. Até outubro,
foram obtidos cerca de US$ 9,6 bilhões com as vendas para o exterior, de acordo
com a plataforma Comex Stat, que representa um aumento de 54,4% na comparação
com o mesmo período do ano passado.
A China atualmente é a sexta maior compradora de café
brasileiro.