Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Tarifaço de Trump pode encarecer alimentos e aprofundar a crise no agro, aponta Aprosoja

Em nota, associação que representa os produtores de soja afirma que tarifas podem reduzir a competitividade do Brasil
12 jul 2025 às 10:59
Por: Band
Gilson Abreu/AEN

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) manifestou preocupação com o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre tarifas adicionais de 50% a produtos brasileiros. A medida, se implementada, pode ter efeitos profundos no campo e na mesa dos brasileiros.

De acordo com a Aprosoja, devido à importância dos EUA como um parceiro estratégico do Brasil, principalmente no setor agropecuário, as consequências podem ser desastrosas para todo o setor e para a economia do Brasil como um todo, já que as tarifas podem, em longo prazo, encarecer o preço dos alimentos e comprometer a segurança alimentar.


"Exportamos carnes, café, suco de laranja, etanol de milho e aeronaves da Embraer, que dependem de peças americanas. O aumento nas exportações de carnes influencia diretamente o consumo de soja e milho, já que a a engorda de aves e suplementação nutricional com rações , e o confinamento bovino e são cada vez mais utilizados no Brasil.

Importamos dos EUA combustíveis prontos, como óleo diesel, gasolina e nafta, essenciais para a produção agrícola e o transporte de alimentos, desde a lavoura até os centros de distribuição. Um encarecimento desses insumos elevará os custos de produção e poderá impactar os preços dos alimentos, agravando a inflação.

Também importamos máquinas agrícolas de alta tecnologia e componentes como chips, processadores e sistemas avançados, fundamentais para a competitividade do agro brasileiro. Barreiras comerciais podem dificultar esse acesso e travar a inovação no campo.

Com a inflação em alta, há risco de aumento da taxa básica de juros (Selic), encarecendo ainda mais o crédito rural, que já está entre os mais caros da história recente. Isso desestimula o produtor, que enfrenta margens negativas e uma das maiores crises do setor nos últimos 20 anos.

O agronegócio representa cerca de 25% do PIB e é o setor que mais cresce na geração de empregos no país. Prejudicá-lo é penalizar diretamente o interior do Brasil, que depende da força do campo para manter sua economia girando.

Além disso, Trump deixou claro que, se o Brasil retaliar com tarifas, o valor será somado aos 50% já impostos, aumentando o risco de retaliações ainda mais severas.

A Aprosoja Mato Grosso, como entidade político-classista, defende seus produtores e alerta que os efeitos dessa guerra comercial podem recair sobre toda a sociedade: com alimentos mais caros, transporte pressionado, inflação elevada e perda de competitividade do setor produtivo.

Conflitos que não são nossos não podem gerar prejuízo aos brasileiros. É hora de buscar, com urgência, o caminho do diálogo diplomático".

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Morango do Amor faz o preço da fruta disparar no Brasil

Agro
Imagem de destaque

Preço da carne bovina cai em quase todas as regiões do Brasil

Agro

Produtores de uva encaram a China como novo destino para frutas de mesa

Agro

Produtores encerram plantio de trigo no Paraná em 833,4 mil hectares

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem envia mensagem para a família e é encontrado morto na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Greve dos Correios pode atingir todo o Paraná a partir da meia-noite de terça

Cotidiano
Brasil

Casal que nasceu no mesmo dia morre em acidente na data de aniversário

Paraná
Paraná

Trabalhadores aprovam greve nos Correios a partir de terça-feira em todo o Paraná

Cidade
Londrina e região

Polícia prende homem que tentou matar namorada grávida em Ibiporã e fugiu

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 22 | Empreendedorismo Feminino | Kelly Kris

Podcast Falando de Gestão | EP 20 | Superação e empreendedorismo | Lucas Olivetti

Podcast Pod Tah | EP 20 | Nutrição, Saúde e Bem-Estar | Guilherme Gorini

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.