O mês de junho é o mês da solidariedade. Período em que várias ações beneficentes são desenvolvidas.
Faz parte da formação cidadã a prática filantrópica ou de ajudar os mais necessitados. Algumas instituições de ensino aplicam a metodologia, em suas disciplinas, de forma contundente durante o inverno. Neste período o volume de pessoas que sofrem pela falta de agasalho ou de alimentos fica mais evidente e latente.
Alunos da Escola Educativa de Londrina promoveram, por iniciativa própria, uma campanha para arrecadar alimentos às famílias carentes que são atendidas pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).
A Educativa tem uma Minicidade com infraestrutura própria e prepara os alunos para viverem no mundo corporativo, aplicando regras e experiências como as que vão enfrentar na vida adulta. Mas tudo isso feito de uma forma leve e didática.
De acordo com a coordenadora pedagógica Michele Bespalhok, o objetivo é preparar essas crianças não só na teoria, mas também na prática.
“A campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis foi uma iniciativa da Prefeitura da Cidade Cooperativista Educativa, nessa mini cidade temos posto de combustíveis, mercado, lanchonete, Catedral e é claro a prefeitura e a Câmara Municipal, mas os administradores mirins, prefeitos e vereadores são alunos da instituição. Eles mesmos tiveram então a iniciativa da campanha de arrecadação”, conta.
Segundo a instituição de ensino, quase quatro toneladas de alimentos não perecíveis já foram arrecadados. Esses alimentos serão enviados para o Provopar separar em cestas básicas e dar destino correto. São beneficiadas famílias que passam pela triagem do próprio programa.
Por causa da grande aderência dos alunos à campanha, os estudantes estão discutindo a possibilidade de parte destes alimentos como: bolachas, leite e achocolatados serem doados para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim Novo Amparo, região sul de Londrina. A creche já recebe ajuda da Educativa, roupas são enviadas paras as crianças de lá.
De acordo com a diretora da Escola Educativa, Nicole Nápoli, a Gincana Solidária, promove o altruísmo dos alunos e seus familiares para com o próximo. “É a oportunidade que a família tem de aplicar a cultura de se importar com o próximo, é uma ferramenta que contagia a escola, os estudantes e todos os membros da família se envolvem, são atraídos pela solidariedade. Ganha quem recebe, ganha quem doa e estamos formando indivíduos empreendedores e conscientes de que nem todos tem a mesma oportunidade que eles”, completa.
A escola para incentivar vai premiar a turma que arrecadar mais alimento, um prêmio especial: passaportes para o cinema com direito a transporte, ingresso, além de um combo de pipoca e refrigerante.
Esse prêmio foi oferecido pela prefeitura da Minicidade Educativa, os recursos são angariados em projetos dos próprios alunos com arrecadação de impostos e do Labor Day.
Doações:
A comunidade externa ainda pode doar alimentos. A campanha de doação teve início no dia 6 de junho e segue até o dia 19 de junho de 2023, próxima segunda-feira.
A Escola Educativa fica na Rua Castro Alves, 626, Jardim Shangri-lá A. Outras informações ligue para a secretaria no telefone (43) 3348-0179.
Minicidade Educativa
Inaugurada em 2014, a Escola Educativa em parceria com o Sicoob, deu vida a Cidade Cooperativista Educativa. A minicidade é o nosso maior diferencial. Contamos com um espaço onde auxiliamos os alunos na compreensão e importância da atuação correta de um cidadão dentro de um município, proporcionando uma formação que vai além do contexto de sala de aula.