O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado nesta quinta-feira, 10 de outubro, e levanta debates sobre o tema. O ambiente de trabalho é um dos pontos mais comentados quando se trata de saúde mental, já que a pressa e a competitividade ficam cada vez mais evidenciadas no local, podendo fazer com que os colaboradores adoeçam.
Sem o bem-estar psicológico nestes ambientes, não há satisfação individual e o engajamento e produtividade são afetados. Por isso, potencializar ações para garantir uma boa saúde mental em empresas, faz com que os colaboradores aprendam a lidar com o estresse, tomar decisões ponderadas e interajam de forma positiva em equipe, para superar desafios diários.
Mas como promover esta melhora?
As ações não têm relação com relações invasivas (como forçar uma relação de amizade, piadas ou brincadeiras), mas na valorização da vida pessoal de cada colaborador. Algumas empresas, por exemplo, promovem treinamentos para gestores sobre como reconhecer sinais de sofrimento mental em suas equipes são fundamentais para criar uma cultura de apoio.
Outra maneira de transformar o ambiente de trabalho em um local saudável é a adoção de políticas como horários flexíveis, pausas regulares, e programas de apoio psicológico.
Profissionais da saúde mental aconselham que as empresas invistram em iniciativas que promovam o autocuidado e a conscientização sobre a importância do bem-estar emocional. É uma nova era: a preocupação com a saúde mental tem sido cada vez mais presente em diversas esferas - no trabalho, na família, nas amizades- e fortalecer o desempenho com práticas que possibilitem uma harmonia nestas áreas é o caminho indicado para o sucesso a longo prazo.