A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a proibição da comercialização, distribuição e consumo de 33 lotes de seis tipos de fórmulas infantis da Nestlé. A medida foi adotada após a identificação de risco de contaminação por cereulide, uma toxina que pode causar sintomas gastrointestinais e neurológicos.
Entre os sintomas relatados estão vômito, diarreia, sonolência excessiva, lentidão de movimentos, de raciocínio e de reações.
Relato de consumo e sintomas
Em Curitiba, uma criança apresentou sintomas após consumir a fórmula infantil. A mãe, a instrutora de pilates Jéssica Ferrão, relatou que o filho ingeriu três latas do produto nas últimas semanas.
Risco à saúde infantil
A pediatra Janine Mendonça explicou que os sintomas exigem atenção, especialmente quando persistem.
Ela reforçou que, em alguns casos, é necessário atendimento hospitalar.
Recall atinge vários países
O recolhimento das fórmulas infantis envolve mais de 25 países. A orientação é para que os consumidores verifiquem o número do lote gravado no fundo da lata.
A lista completa dos produtos que devem sair de circulação pode ser consultada no site da Anvisa e da própria Nestlé.
Em nota, a empresa informou que consumidores que tenham adquirido produtos dos lotes afetados devem suspender imediatamente o uso e entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor para orientações sobre devolução e reembolso.