Todos os locais
Todos os locais
Brasil e mundo

Chuva volta ao RS nesta segunda após trégua do fim de semana

27 mai 2024 às 16:57
Por: BAND
- Foto: Lauro Alves/Secom

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de ventos e chuvas intensas nesta segunda-feira (27) que podem prolongar os alagamentos já existentes na capital do Rio Grande do Sul.


De acordo com o órgão, a previsão é a que a precipitação fique entre 50 e 100 milímetros e os ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h), o que poderá causar transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas, além do risco de corte de energia, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.


A Defesa Civil alertou ainda sobre o alto risco de deslizamentos, processos erosivos e rolamento de blocos em áreas suscetíveis. Segundo o órgão, podem ocorrer escorregamentos, rupturas de taludes e quedas de barreiras. 


“A população que reside em áreas de risco deve observar quaisquer alterações nas encostas. Em caso de sinais de instabilidade, os moradores devem procurar abrigo temporário junto a parentes ou amigos, ou utilizar as estruturas de acolhimento disponibilizadas pela prefeitura via 156”, orientou em nota.


Previsão para o Rio Grande do Sul

Outras notícias

Proposta sobre fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais

Gabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembro

Promessa de deportação de imigrantes por Trump acende alerta no Canadá


O estado teve um final de semana de trégua nas chuvas fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permaneceu no domingo (26) na zona amarela, de risco potencial. Nesta segunda (27), no entanto, a previsão é de chuva desde a manhã. A temperatura deve ficar entre 9°C e 16ºC.

Na região sul, a previsão é de chuvas intensas, com risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 


Nas regiões litorâneas, o aviso é de intensificação dos ventos, que poderão movimentar dunas de areia sobre construções na orla. As condições devem perpetuar até o início de terça (28).


A orientação para quem mora em áreas ribeirinhas ou próximo de locais com histórico de alagamento é procurar um local seguro para permanecer. Informações específicas devem ser consultadas à Defesa Civil de cada município. Em caso de emergência, ligar 190 (Brigada Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros).


As aulas da rede pública, tanto nas escolas estaduais quanto nas redes municipais, foram suspensas nos municípios de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande na segunda e terça-feira. Na capital, também, de acordo com o governo do estado, foi determinada a suspensão de aulas na rede privada.


Tragédia no RS


Segundo balanço divulgado neste domingo (26), o Rio Grande do Sul contabiliza 169 mortes provocadas pelas fortes chuvas e as enchentes desde o fim de abril. O estado registra ainda 56 desaparecidos e mais 806 pessoas feridas. 


Neste final de semana, o governo divulgou que o nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 16 centímetros no período das 19h de sexta-feira (24) até as 6h de sábado (25). Até as 8h de sábado, a medição de 4,16 metros se mantinha. A cota de inundação no local é de 3m.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Vinicius Gritzbach tinha R$ 1 milhão em joias dentro da bagagem no momento que foi executado

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Tony Todd, ator de 'O Mistério de Candyman' e 'Premonição', morre aos 69 anos

Brasil e mundo

Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

Brasil e mundo

Entenda se o ciclone bomba formado no mar do sul do Brasil atingirá o Paraná

Mais Lidas

Jornal Tarobá 1ª Edição

Mãe de Felipe desabafa sobre a perda do filho de seis anos para bactéria que gera alerta em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Após dois anos foragido, apontado como líder do tráfico morre em confronto com a PM

Cidade
Londrina e região

Trabalhador morre ao sofrer acidente em empresa de móveis de Arapongas

Cidade
Londrina e região

Acidente grave na BR-369 deixa quatro pessoas feridas; duas em estado grave

Cidade
Londrina e região

Chuva desde o final da tarde deixa vários pontos alagados em Londrina e região

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.