Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Mundo

Donald Trump se torna o 1º republicano a voltar ao poder após perder reeleição nos EUA

Trump assumirá o governo após campanha com discursos considerados extremistas, a exemplo da radicalização anti-imigração
06 nov 2024 às 08:15
Por: Band
Foto: redes sociais

Com a vitória contra Kamala Harris, Donald Trump fez história no partido ao se tornar o primeiro presidente republicano a retornar para um segundo mandato, quatro anos após perder a reeleição. Antes, o único a atingir a marca foi o democrata Grover Cleveland, ao se tornar o 24º presidente dos Estados Unidos (1893-1897).



Em campanha marcada por ataques à rival e resultados de pesquisas acirrados, Trump volta à Casa Branca, no contexto de desistência da reeleição por parte do presidente Joe Biden. O desempenho ruim do democrata no primeiro debate e em entrevistas o fez desistir da corrida presidencial, sob pressão até de aliados.


Fortalecido, apesar dos processos aos quais foi submetido nos últimos anos e da suspeita de incentivar a invasão ao Capitólio, em tentativa de impedir a certificação de Biden, Trump assumirá com discursos considerados extremistas, a exemplo da radicalização contra imigrantes.



Trajetória de Donald Trump


Nascido em Nova York, Trump assumiu os negócios do pai e multiplicou a fortuna antes de ingressar na política. Em 2005, casou-se com Melania Knauss. Além do filho Barron, com a atual esposa, o presidente eleito tem outros quatro de casamentos anteriores: Donald Jr., Ivanka, Eric e Tiffany.

Outras notícias

Exame toxicológico passa a ser obrigatório para 1ª CNH de carro e moto

Google revela os assuntos mais buscados em 2025

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B


A primeira eleição veio em 2016. Embora tenha perdido por voto popular, Trump derrotou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, quando conquistou a maioria dos delegados. Naquela ocasião, usou o slogan “Fazer a América grande novamente” ("Make America great again").



Muro na fronteira, Israel e Coreia do Norte


Entre os principais feitos do primeiro mandato, está o início da construção de um grande muro na fronteira com o México, com o objetivo de frear a entrada ilegal de imigrantes nos EUA. Ainda na política externa, Trump mudou a Embaixada dos EUA, em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém, e protagonizou o histórico encontro com o líder supremo da Coreia do Norte, Ki Jong Um.



Derrota em 2020


Trump perdeu a reeleição para o candidato democrata Joe Biden em 2020, ocasião em que não reconheceu a derrota. Sem provas, fez acusações de fraude eleitoral. Em comício, encorajou os apoiadores a protestarem contra a contagem dos votos do Colégio Eleitoral, prestes a ocorrer no Congresso.


O comício teria incentivado os manifestantes a invadiram o Capitólio, em 6 de janeiro. A contagem dos votos foi interrompida. Imediatamente, a força policial agiu contra os invasores. Mesmo assim, cinco pessoas morreram. Os danos ao patrimônio público chegaram a casa dos milhões de dólares.



Alvo de dois processos de impeachment



Trump também foi o único presidente americano a ser alvo de dois processos de impeachment. Em ambos, foi absolvido.


O primeiro, iniciado em 2019, diz respeito à obstrução do Congresso e ao abuso de poder, quando foi acusado de pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a investigar o filho do então ex-vice-presidente Biden. O segundo, em 2021, diz respeito à suspeita de incitação à insurreição, envolvendo os atos de 6 de janeiro.




Grover Cleveland (1885-1889 e 1893-1897)


Primeiro democrata eleito após a Guerra Civil, Grover Cleveland, até o momento, era o único presidente a deixar a Casa Branca e retornar para um segundo mandato quatro anos depois.


Cleveland venceu para o primeiro mandato, entre 1885 e 1889, com o apoio combinado de democratas e republicanos reformistas, os “Mugwumps”, que não gostavam do histórico do oponente James G. Blaine, do Maine. Na campanha de 1888, foi derrotado em meio a governo marcado por medidas consideradas impopulares.


"Qual a utilidade de ser eleito ou reeleito a menos que você defenda algo?" (Grover Cleveland, em plena campanha de 1888)


Eleito novamente em 1892, Cleveland enfrentou uma depressão aguda. As políticas adotadas também foram tidas como impopulares, tanto que o partido o abandonou e indicou William Jennings Bryan para o pleito de 1896.


Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Briga de torcidas de Inter e Santos em SC termina com dez presos

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Ex-cunhado de Carlinhos Maia é flagrado agredindo a namorada meses após prisão; Veja o vídeo

Brasil e mundo

'OAB da medicina': o que é a proposta que avançou no Senado e quem defende?

Brasil e mundo

Criança de 10 anos perde a visão de um olho por bullying no Rio de Janeiro

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Brasil e mundo
Brasil

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.