Mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Números que são lembrados principalmente na Campanha Setembro Amarelo. Nesta terça-feira (10), é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A Campanha reforça a importância de pedir ajuda e salvar vidas. Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda! ” Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu visibilidade à campanha internacional. A Psicóloga Clínica, Palestrante e Mentora em Inteligência Relacional, Paola Reis, reforça a importância de conscientizar e informar a população sobre a saúde mental.
É importante identificar sinais de que alguém pode estar considerando suicídio. A psicóloga lembra que o comportamento de uma pessoa com ideação suicida pode ser identificado de diversas formas e como podemos fazer uma abordagem assertiva para ajudar.
A campanha disponibiliza materiais para conscientização e prevenção ao longo do ano. O site oficial da campanha é o www.setembroamarelo.com.