Brasil e mundo

Estudo mostra que mais de 60% dos estudantes do ensino médio seguem usando o celular na escola

28 mai 2025 às 22:03

Um levantamento da iniciativa Equidade.info mostrou que 63% dos alunos do ensino médio seguem usando o celular nas escolas, mesmo com a proibição que está completando seis meses. Entre os que levam o aparelho para a escola, mais da metade dizem que acessam o celular durante a aula. Veja os números: 


Uso do celular na escola após a proibição


Na sala de aula – 54%

No pátio – 53%

Nos banheiros – 32%

Refeitório/cantina – 26%


Juntando estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, 51% dos estudantes disseram que não levam mais o celular para a escola enquanto 33% levam todos os dias. As entrevistas foram feitas em escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, de todas as etapas de ensino. 


As entrevistas foram feitas entre fevereiro e março deste ano, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com 1.057 mil alunos e 257 professores em 146 escolas. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.


Lei que proíbe o uso de celulares vai completar seis meses


A lei que proíbe o uso de celulares nas escolas públicas e privadas de todo o país entrou em vigor neste início de ano letivo. A Lei 15.100/2025, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro, tem o objetivo de diminuir os efeitos negativos no aprendizado e saúde mental dos alunos.


A lei proíbe o uso de aparelhos como celulares e tablets durante todo o período escolar, exceto em atividades pedagógicas ou didáticas, mediante orientação dos professores.