Brasil e mundo

Falsa dentista é presa após deixar pacientes sem dentes e lucrar R$ 80 mil

05 dez 2025 às 16:52

A Polícia Civil do Amazonas prendeu ontem uma mulher acusada de se passar por dentista e aplicar golpes em dezenas de vítimas em Manaus.


Gleyza Vasconcelos de Oliveira, 42, foi presa ontem. Segundo as investigações, ela extraía dentes com a promessa de realizar implantes dentários, mas abandonava os pacientes sem concluir os procedimentos, mesmo após o pagamento antecipado.


A falsa profissional não possui formação ou habilitação na área de odontologia. As denúncias começaram a chegar ao 1º Distrito Integrado de Polícia após ao menos 15 vítimas relatarem o mesmo padrão de golpe. Para convencer os pacientes, Gleyza afirmava que precisava extrair os dentes antes de iniciar os implantes. Nenhum deles foi de fato realizado. O UOL tenta localizar a defesa de Gleyza. O espaço segue aberto para manifestação.


Uma nova leva de denúncias mostrou que o golpe era ainda mais amplo. "Ela realizava as extrações sob o pretexto de preparar as mandíbulas para os implantes, que nunca eram feitos. Muitos ficaram desdentados", explicou o delegado Cícero Túlio, responsável pelo caso. Além desses relatos, a polícia identificou cerca de 50 registros policiais com a mesma forma de atuação: promessas de procedimentos, cobrança antecipada e abandono dos pacientes.


A estimativa é que Gleyza tenha lucrado mais de R$ 80 mil com os golpes. Ela vai responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão e lesão corporal grave. A mulher está presa preventivamente e permanece à disposição da Justiça.