Um incêndio em uma plataforma da Petrobras deixou ao menos treze feridos hoje, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
Plataforma de petróleo pegou fogo na manhã desta segunda-feira (21). O episódio ocorreu na Bacia de Campos, a cerca de 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro.
Segundo a Petrobras, 13 funcionários se feriram. Eles estão recebendo atendimento em hospitais da região. Um dos trabalhadores caiu no mar, foi resgatado e levado ao hospital em uma aeronave. Ele sofreu queimaduras leves e está consciente e estável, segundo a companhia.
Equipes de emergência foram acionadas e apagaram as chamas. A estatal informou que uma comissão será formada para apurar as causas do acidente. "As pessoas que estão a bordo estão bem e as equipes não essenciais serão preventivamente desembarcadas para que a integridade das instalações seja avaliada", disse a Petrobras em nota.
A plataforma não produz petróleo desde 2020. O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sind9petro-NF) disse que os acidentes recorrentes são resultado direto de "anos de negligência de governos anteriores" e da falta de manutenção das plataformas da Bacia de Campos.
"O sindicato informa que continuará acompanhando o caso de perto e indicará um diretor para compor a Comissão de Apuração do Acidente. Além disso, irá denunciar a ocorrência a todos os órgãos competentes, como a Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e demais entidades responsáveis pela fiscalização das condições de saúde e segurança na indústria do petróleo." Sindipetro-NF, em nota.