Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Mundo

Justiça dos EUA condena à prisão perpétua homem que tentou matar Trump

No mês passado, procuradores federais recomendaram a prisão perpétua, acrescentando que Routh havia "planejado meticulosamente" vigiar Trump no campo de golfe e apontaram a falta de remorso do preso
05 fev 2026 às 12:10
Por: UOL
Foto: Palm Beach County Sheriff's Office/Wikimedia Commons

A justiça norte-americana condenou Ryan Routh, 60, à prisão perpétua pela tentativa de assassinato do presidente do país, Donald Trump, em um campo de golfe em setembro de 2024, dois meses antes da eleição presidencial.


A juíza Aileen Cannon do Tribunal Distrital Federal de Fort Pierce, na Flórida, afirmou que os crimes imputados a Routh "indiscutivelmente justificam uma sentença de prisão perpétua". "[Ele] tomou medidas ao longo de meses para assassinar um importante candidato à Presidência, demonstrou a vontade de matar qualquer um que estivesse em seu caminho e, desde então, não expressou nem arrependimento, nem remorso às suas vítimas", escreveu ela, de acordo com a BBC Internacional.


Homem ficou em silêncio enquanto a juíza lia a sentença. No mês passado, procuradores federais recomendaram a prisão perpétua, acrescentando que Routh havia "planejado meticulosamente" vigiar Trump no campo de golfe e apontaram a falta de remorso do preso.


Em setembro do ano passado, um júri de 12 membros considerou Routh culpado de cinco acusações. Entre elas estava a tentativa de assassinato de um candidato à presidência e agressão a um agente federal após apontar um rifle semiautomático em direção a um agente do Serviço Secreto. Após ser considerado culpado das acusações, o preso tentou perfurar o próprio pescoço com uma caneta, mas foi contido.


Routh se declarou inocente das acusações. Ele fez a própria defesa no julgamento, iniciado em setembro, mas, depois, solicitou o auxílio de um advogado. O defensor Martin L. Roth pediu que o tribunal condenasse o cliente a 27 anos de prisão. Já Routh argumentou que a prisão pelo período seria o suficiente, já que ele teria mais de 80 anos e não representaria nenhuma ameaça.

Outras notícias

Ex-goleiro Bruno pode voltar a cadeia a pedido da Justiça do Rio de Janeiro

Eclipse solar anular de 2026: saiba onde o 'anel de fogo' será visível

Mulher descobre que tem testículos no lugar das trompas: “sou XY”

Relembre o caso

Routh não disparou nenhum tiro durante a tentativa de assassinato do republicano em 15 de setembro de 2024. Na ocasião, um agente do Serviço Secreto o viu perto de uma cerca próxima ao campo de golfe onde Trump praticava o esporte. O agente disparou e o homem fugiu, mas foi capturado logo depois. Em julho de 2024, Trump foi ferido na orelha durante um comício em outra tentativa de assassinato.


Provas apresentadas no julgamento indicam que o homem esteve perto do campo de golfe e da residência de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, antes da tentativa de homicídio. Os celulares descartáveis usados por ele também apontaram buscas por "próximos comícios de Trump" e "câmeras de trânsito em Palm Beach", informou a CNN Internacional.


Homem teria confessado tentar matar Trump em uma carta encontrada pelos investigadores do caso. "Fiz o meu melhor e usei toda a coragem que pude. Agora cabe a vocês terminar o serviço; e oferecerei 150 mil dólares a quem conseguir concluí-lo." Não há comprovação que o preso teria dinheiro para financiar o crime.


Ele também teria planejado fugir após o crime. O homem pesquisou por termos como "Como chegar ao aeroporto de Miami" e "voos para o México".

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Flávio Dino abre batalha contra supersalários e STF terá a palavra final

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Suzane von Richthofen é nomeada inventariante de espólio do tio

Brasil e mundo

Varal de luzes causou choque que matou mãe e filho em hotel de Maragogi

Brasil e mundo

Motorista de caminhão é preso após manter esposa refém e estuprá-la

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereadora quer acabar com validade dos créditos do transporte coletivo em Londrina

Cidade
Londrina e região

Pais denunciam falta de itens em kits escolares e uniformes incompletos em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Motorista de caminhão é preso após manter esposa refém e estuprá-la

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina anula licitação de capina e roçagem em prédios públicos

Cidade
Londrina e região

Investigada na Operação Fortuna Sombria é solta após alvará em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 10 | ​​Azeite: o toque essencial na gastronomia

Podcast O Construtor | EP 1| A História da A.Yoshii | Leonardo Yoshii

Podcast Pulpor Talks | EP 1 | Dos Palcos à Periferia: A Cultura de Londrina | Marcão Kareca

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.