Morreu na noite deste sábado (13) o compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada em uma rede social oficial do artista. Segundo o hospital onde ele estava internado, Hermeto faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
De acordo com a publicação, Hermeto passou seus últimos momentos cercado pela família e companheiros de música. “No exato momento da passagem, seu grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música”, afirmou a nota.
Natural de Alagoas, Hermeto Pascoal nasceu em 22 de junho de 1936 e se tornou um dos grandes nomes da música brasileira. Ao longo de mais de 70 anos de carreira, compôs cerca de 10 mil músicas e conquistou três Grammy Latino, além de títulos honorários de universidades como Julliard (EUA), UFAL e UFPB. Sua última apresentação aconteceu em julho deste ano, no Rio de Janeiro.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lamentou a morte do músico, destacando que Hermeto “transformou a música brasileira em alquimia sonora” e era um “mestre generoso, que mostrou que a arte nasce da liberdade e da criatividade”.