Uma megaoperação com 2,5 mil policiais civis e militares é realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28). A ação, chamada Operação Contenção, tem o objetivo de combater a expansão territorial do Comando Vermelho.
Em retaliação à ação, criminosos bloquearam importantes vias da cidade, como a Grajaú-Jacarepaguá, a Avenida Brasil, a Via Light e a Rua 24 de Maio.
Dois policiais civis morreram durante a megaoperação realizada nesta terça-feira (28). A informação foi confirmada pela reportagem da BandNews FM Rio.
Desde as primeiras horas da manhã, moradores relatam intensos tiroteios. Criminosos incendiaram barricadas em diferentes acessos às comunidades, dificultando a entrada das forças de segurança.
Além de aparato tecnológico, como drones, a Operação Contenção conta com dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.
Devido à operação, 45 escolas municipais foram fechadas - 28 no Complexo do Alemão e 17 na Penha - afetando o funcionamento das unidades e o atendimento a milhares de alunos. Além disso, 12 linhas de ônibus foram desviadas nos dois complexos, impactando o transporte público local.
Em entrevista de imprensa, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, confirmou que Belão do Quitungo foi preso durante a megaoperação.