Brasil e mundo

Secretário de município em GO atira em filhos e se mata em seguida

12 fev 2026 às 15:56
O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara (GO), Thales Machado, atirou contra os dois filhos e se matou em seguida na madrugada de hoje.

O que aconteceu
O filho mais velho, de 12 anos, recebeu atendimento, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o mais novo, de 8 anos, foi levado ao Hospital Estadual de Itumbiara, segundo a TV Anhanguera. Ao UOL, a unidade disse não divulgar informações sobre o estado de saúde dos pacientes devido ao sigilo médico.

O secretário morreu na casa. A polícia técnico científica foi até o local e fez a remoção do corpo dele para dar continuidade nas investigações.

Até o momento, a polícia descarta a participação de outras pessoas. A Polícia Civil informou em nota que o caso é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio.

Momentos antes do episódio, Thales havia se declarado para os filhos nas redes sociais. Ele publicou um vídeo em que o filho maior aparece uma aula de jiu-jitsu, enquanto o caçula desenhava em seu colo. "Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito", escreveu na legenda.

Thales era genro e os meninos netos do prefeito de Itumbiara. O secretário era casado com Sarah Tinoco Araújo, filha do político Dione Araújo (União), que venceu as eleições no ano passado. O UOL procurou a prefeitura de Itumbiara e aguarda retorno.

O governador de Goiás disse ter ficado "consternado" com a tragédia. Ronaldo Caiado disse ter suspendido todas as agendas para ir para o município prestar solidariedade. "A notícia de violência dentro de um lar, sobretudo quando crianças são vítimas, atinge em cheio a família e coloca todo o nosso Estado de luto."

Centro de Valorização da Vida

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.