O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a Península de Kamchatka, na Rússia, nesta terça-feira (29), é o fenômeno mais forte dessa natureza registrado no planeta desde 2011, quando um tremor de magnitude 9 atingiu o Japão, ocasionando um tsunami e um desastre nuclear na usina de Fukushima.
Após o terremoto na Rússia, um tsunami atingiu partes do Extremo Oriente do país, do norte do Japão e do Havaí. As ondas ultrapassaram os quatro metros de altura e deixaram os países banhados pelo Oceano Pacífico em alerta.
Confira a lista com os terremotos mais fortes registrados na história
1. Valdivia (Chile)
O terremoto mais forte foi registrado em Valdivia, no Sul do Chile, em 1960, com magnitude de 9,5. O tremor ocasionou em um tsunami que resultou na morte de mais de 1.600 pessoas, segundo dados do Serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS).
2. Alasca (EUA)
A região de Prince William Sound, no Alasca, registrou em 1964 o segundo maior terremoto do mundo, com magnitude de 9,2. O tremor teve duração de pouco mais de 4 minutos e resultou em 139 mortes.
3. Sumatra (Indonésia)
Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, no Oeste da Indonésia, deixando mais de 220 mil mortes.
4. Tohoku (Japão)
Em 2011, o terremoto de magnitude 9,1 registrado em Tohoku, uma região da ilha de Honshu, no Japão, provocou um tsunami e um desastre nuclear na usina de Fukushima, deixando mais de 18 mil mortos.
5. Kamchatka (Rússia)
Um terremoto de magnitude 9,0 atingiu a região de Kamchatka, na Rússia, em 1952. O fenômeno resultou na morte de mais de 2.300 pessoas.