O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que não se sente mais obrigado a "pensar puramente na paz". Mensagem está em carta enviada ao primeiro-ministro da Noruega, à qual a agência Reuters teve acesso.
A justificativa do republicano foi por não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz. Trump culpa a Noruega por não ter sido o escolhido. Na edição de 2025, a ganhadora foi a principal opositora de Nicolás Maduro na Venezuela, María Corina Machado.
Presidente dos EUA reiterou sua exigência de controle da Groenlândia. A carta, obtida pela Reuters, foi uma resposta a uma breve mensagem enviada a Trump pelo primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere, e pelo presidente da Finlândia, Alexander Stubb, na qual se opunham à imposição de tarifas dos EUA a aliados europeus. Já a UE ameaça impor uma retaliação tarifária de 93 bilhões de euros aos Estados Unidos.
"Considerando que seu país decidiu não me conceder o Prêmio Nobel da Paz por ter impedido mais de 8 guerras, não me sinto mais obrigado a pensar puramente na paz, embora ela sempre seja predominante, mas agora posso pensar no que é bom e apropriado para os Estados Unidos da América", afirmou Trump em carta.
Premiê da Noruega esclareceu que o Comitê Norueguês do Nobel, que concede o Prêmio da Paz, é independente. Stoere já havia dito anteriormente a Trump que o governo não tem controle sobre ele.
Em sua carta, Trump também questionou novamente a autonomia dinamarquesa sobre a Groenlândia. "A Dinamarca não pode proteger essa terra da Rússia ou da China, e por que eles teriam um 'direito de propriedade' afinal?", questionou.
"Não há documentos escritos, apenas se sabe que um barco atracou lá há centenas de anos, mas nós também tivemos barcos atracando lá. O mundo não estará seguro a menos que tenhamos controle total e completo da Groenlândia", disse Trump.
A Groenlândia, uma vasta ilha ártica rica em minerais, é uma parte autônoma do Reino da Dinamarca. O local é considerado peça-chave para sistemas de monitoramento, defesa antimísseis e vigilância do espaço aéreo no hemisfério norte.