Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Mundo

UE propõe assinatura de acordos com Mercosul e México, mas ainda há resistência no bloco

Segundo a Comissão Europeia, os acordos "criarão bilhões de euros em novas oportunidades de exportação para empresas europeias de todos os portes"
03 set 2025 às 16:13
Por: Estadão Conteúdo
Pixabay

A Comissão Europeia apresentou suas propostas para a assinatura e conclusão do Acordo de Parceria União Europeia-Mercosul e do Acordo Global Modernizado UE-México. Em comunicado, a UE classificou os dois pactos como "marcos importantes" de sua estratégia para diversificar relações comerciais e fortalecer laços econômicos e políticos com parceiros estratégicos.


Países da UE que se opõem a um acordo comercial com o Mercosul não poderão impedir sua adoção, mas estão trabalhando para encontrar formas de diminuir seus efeitos negativos, afirmou nesta quarta-feira o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, segundo a Reuters. "Concordamos que, como os franceses não querem se juntar a nós na construção dessa minoria de bloqueio, eles devem pelo menos preparar um mecanismo de defesa", afirmou Tusk, em coletiva de imprensa. "Isso significa que, se qualquer sinal negativo aparecer... a Comissão Europeia deve implementar imediatamente mecanismos de defesa, ou seja, reimpor tarifas," acrescentou.


Segundo a Comissão Europeia, os acordos "criarão bilhões de euros em novas oportunidades de exportação para empresas europeias de todos os portes, apoiarão centenas de milhares de empregos e reforçarão os interesses e valores da UE". A presidente do braço executivo da UE, Ursula von der Leyen, ressaltou que a redução de tarifas decorrente dos acordos beneficiará de imediato setores industriais e o agroalimentar europeu.


O pacto com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai criará "a maior zona de livre comércio do mundo, cobrindo um mercado de mais de 700 milhões de consumidores". As exportações anuais da UE ao Mercosul podem crescer até 39%, com destaque para setores como automóveis, máquinas e farmacêuticos, informou o bloco. Já os produtos agrícolas europeus terão maior acesso, como vinhos, azeite e chocolates, com proteção a 344 indicações geográficas. O comunicado frisou, porém, que "o acordo garante proteção total e abrangente a todas as sensibilidades do setor agrícola europeu", impondo limites a importações de carne e aves e estabelecendo salvaguardas contra surtos de entrada de produtos.

Outras notícias

Dosimetria anda na Câmara em troca de contar faltas de Eduardo e cassações

Tutor que cortou 4 patas de cavalo é condenado a 11 meses de prisão em SP

Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro


No caso mexicano, o acordo modernizado prevê a eliminação de tarifas que chegam a 100% sobre alimentos europeus, ampliando a competitividade de queijos, carnes, massas e vinhos. Também reforça a cooperação em desenvolvimento sustentável, migração, crime organizado e igualdade de gênero, além de ampliar a proteção a 568 indicações geográficas da UE.


Os dois pactos ainda precisam ser ratificados pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-membros para entrarem em vigor. Dois acordos comerciais interinos, um para o Mercosul e outro para o México, cobrindo apenas aquelas partes dos acordos que são de competência exclusiva da UE, serão adotados através do processo de ratificação apenas da UE - ou seja, envolvendo o Parlamento Europeu e o Conselho da UE. Os acordos interinos expirarão quando os acordos com Mercosul e México entrarem em vigor..

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Casal e bebê morrem após carro ser arrastado por correnteza em Palhoça

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Cadernos das provas discursivas do CNU 2025 já estão disponíveis

Brasil e mundo

Ministério da Justiça lança site com foragidos mais procurados do país

Brasil e mundo

Lei que eleva a 40 anos pena por estupro de vulnerável com morte é assinada por Lula

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto no banco traseiro de carro carbonizado em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.