Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil

Dino reitera compromisso de atuar com imparcialidade no STF

23 fev 2024 às 09:03
Por: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, reiterou nesta quinta-feira (22), em Brasília, o compromisso de atuar com imparcialidade nos julgamentos da Corte. No início desta noite, ele deu a primeira declaração à imprensa após a cerimônia de posse.


Durante a entrevista, o novo ministro disse que vai atuar cumprindo a Constituição. "Reitero os compromissos fundamentais de exercer a magistratura integralmente com imparcialidade e isenção, cumprindo o compromisso formal que assumi de respeito à Constituição, às leis, de isenção e de imparcialidade e de contribuir para que o Judiciário funcione bem", afirmou. 



Harmonia



Flávio Dino também defendeu a atuação independente dos Três Poderes. "No que se refere ao plano institucional, que nos consigamos sempre levar cada vez mais harmonia entre os poderes, na medida em que for possível, cada um respeitando sua função, o seu papel, tendo muita ponderação para que com isso nós possamos ajudar o nosso país no principal, fazer com que as políticas públicas evoluam e os direitos cheguem a todos os lares", completou.


Indicado para a cadeira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Dino chega ao Supremo aos 55 anos de idade e poderá permanecer na Corte por 20 anos até completar 75 anos, idade para aposentadoria compulsória dos membros do STF. Ele entra na vaga deixada pela aposentadoria de Rosa Weber, que deixou o tribunal em outubro do ano passado.

Outras notícias

Justiça autoriza novas buscas e apreensões na casa de Hytalo Santos

Imagens impressionantes: caminhão perde o freio, desce desgovernado e atinge três carros

Influenciador Felca diz que anda com carro blindado e seguranças após vídeo com denúncias


O novo ministro herdará cerca de 340 processos oriundos do gabinete de Weber. Ele se tornará relator de processos sobre a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do ex-presidente.



Missa



O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, participou na noite desta quinta-feira (22) de uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília.


O ato religioso foi celebrado pelo cardeal Dom Paulo Cesar Costa em razão da posse de Dino no cargo de ministro da Corte.


A eucaristia foi acompanhada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. O ministro do STF, André Mendonça, que é pastor presbiteriano, também esteve presente. Em razão da missa, Flávio Dino dispensou a realização do tradicional jantar oferecido por associações de magistrados aos ministros que tomam posse no Supremo.



Perfil



Flávio Dino é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi juiz federal, atuou como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e chefiou a secretaria-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2006, entrou para a política e se elegeu deputado federal pelo Maranhão. Entre 2011 e 2014, ocupou o cargo de presidente da Embratur.


Nas eleições de 2014, ele foi eleito governador do Maranhão pela primeira vez, sendo reeleito no pleito seguinte, em 2018. Em 2022, venceu as eleições para o Senado, mas deixou a cadeira de parlamentar para assumir o comando do Ministério da Justiça no terceiro mandato de Lula.

Veja também

Relacionadas

Brasil
O acidente ocorreu no dia 9 de agosto e deixou 62 pessoas mortas.

Um ano da queda do avião da Voepass: dor, lembranças e a luta por justiça das 62 famílias

Brasil
Imagem de destaque

Homem espanca mulher com socos em elevador no Distrito Federal

Brasil

Tragédia de Vinhedo: quase um ano depois, Polícia Federal investiga queda de avião

Brasil

MPRN denuncia homem que espancou a namorada com 61 socos por tentativa de feminicídio

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Três mulheres da mesma família morrem em acidente perto do distrito da Warta

Cidade
Cascavel e região

Jovem de 19 anos morre atingido por caminhão ao tentar atravessar a BR-369

Cidade
Londrina e região

Prefeitura visita região do Aeroporto e ouve apelo de moradores sobre impactos de obras

Cidade
Londrina e região

Preso 'em saidinha' procura hospital após engolir celular em Arapongas

Cidade
Londrina e região

CMTU inicia resgate de quase 500 animais em chácara da ADA, em Londrina

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 19 | Soluções Completas e Sustentáveis | Leroy Merlin

Podcast Café com Edu Granado | EP 25 | Inovação, Saúde e Humanização | Mico Muniz

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.