Brasil

Faustão passa por cirurgia de transplante de coração em SP

28 ago 2023 às 08:13

O apresentador Fausto Silva passou pela cirurgia de transplante do coração no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, neste domingo (27). A informação foi confirmada pela reportagem da Band junto à unidade hospitalar. 


O ex-apresentador da Band está internado desde o dia 5 de agosto, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O boletim médico divulgado ressalta que a cirurgia foi um sucesso.


“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30”, diz trecho do boletim enviado pelo hospital.


Faustão trata uma insuficiência cardíaca. Após o transplante, o apresentador seguirá na UTI devido ao grau de importância, pelas próximas horas, para o acompanhamento da adaptação do órgão e controle da rejeição.


Sistema de transplante no Brasil


O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) funciona por ordem cronológica de cadastro, mas há prioridades em meio à fila, a depender dos critérios que o paciente preenche. Com isso, a cirurgia só ocorre de acordo com necessidades médicas, o estágio de gravidade da insuficiência cardíaca, tipo sanguíneo e outras especificidades.


A compatibilidade genética é fator importante na decisão de quem receberá o órgão e o tempo de isquemia, o tempo de duração do órgão fora do corpo. No caso, a demora do transporte do órgão da origem até o transplante.  


Crianças são prioridade ao concorrerem na fila com adultos, seja pelo doador também ser criança, ou por estarem diretamente concorrendo com mais velhos. 


Boletim médico pós-transplante


Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 05 de agosto.


O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.


O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição.