Brasil

Prefeito diz que Eldorado do Sul terá de ser evacuada totalmente

07 mai 2024 às 15:57

O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas (PDT), avisou hoje que a cidade de 40 mil habitantes está tomada pela água e que será necessário fazer a evacuação total.


O que acontece


Prefeito disse que a água alagou 100% do centro da cidade. Em declaração à rádio Guaíba, Freitas citou as dificuldades que tem enfrentado, como a falta de energia elétrica e o aumento no número de saques.


Ele também contou que tem recebido apoio de outros prefeitos para abrigar a população de Eldorado do Sul: "Eu estou tentando agora transferir essas pessoas até para os municípios do litoral. Alguns prefeitos da cidade do litoral me ofereceram abrigo, me ficaram de me mandar até ônibus. As coisas estão se encaminhando."


"Realmente vou ter que evacuar toda a cidade, vou ter que tirar tudo. Só pode ficar aqui no nosso município quem terá condições de ficar trabalhando para fazer o rescaldo [de limpeza] da cidade. Porque a cidade está sem água, sem luz, e tomada pela água [das enchentes]. Então, se Deus quiser, apesar de todas essas dificuldades, nós vamos conseguir sair dessa e vamos recuperar a nossa cidade. Eu sei que será difícil. 

Vamos demorar pelo menos um ano para recuperá-la", disse Ernani de Freitas, prefeito de Eldorado do Sul.


Em entrevista horas depois, o prefeito de Porto Alegre ofereceu ajuda à população de Eldorado do Sul, com lugares nos abrigos. "Nesses momentos não existe fronteira, temos que ajudar quem precisa de ajuda", disse Sebastião Melo (MDB), sem informar se a capital teria capacidade para receber cerca dos 40 mil moradores de Eldorado do Sul.


Banhada pelas águas do Guaíba. Eldorado do Sul está situada na região metropolitana de Porto Alegre e está em área de preservação ambiental do Delta do Jacuí. O município possui 42.490 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021.


Chuvas deixaram 90 mortos no RS


A Defesa Civil informou que subiu para 90 o número de mortos. A atualização é da manhã desta terça-feira (7).